Califórnia procura mulher que entregou computador raro da Apple para reciclar

Empresa de reciclagem procura mulher que tem agora direito a metade do valor conseguido com a venda do Apple I em leilão: 200 mil dólares.

Foto
Apple I vendido em leilão em 2014 por mais de 700 mil euros Bonhams

Uma norte-americana entregou em Abril duas caixas com peças de electrónica numa empresa de reciclagem de equipamentos em Silicon Valley, Califórnia, sem aparentemente saber o que estava a fazer. À empresa disse apenas que tinha estado a limpar a garagem onde o marido, que morreu recentemente, guardava as suas coisas. Semanas mais tarde, a empresa abriu as caixas e encontrou um computador Apple I, um dos cerca de 200 que a empresa fundada por Steve Jobs criou em 1976. O computador vale 200 mil dólares (182 mil euros). A mulher tem direito a metade.

A Clean Bay Area, uma empresa de reciclagem de componentes electrónicos, avançou agora que tem 100 mil dólares para entregar à mulher que em Abril se dirigiu à companhia para entregar peças que estavam na garagem. “Não conseguíamos acreditar no que víamos. Pensámos que era falso”, lembrou o presidente da Clean Bay Area ao canal KNTV-TV, ao falar do dia em que a sua equipa se deparou com o Apple I.

A empresa vendeu o computador em leilão a um coleccionador privado por 200 mil dólares, contou Victor Gichun ao jornal Mercury News. Segundo a política da empresa, quando uma peça é vendida, aquela fica obrigada a entregar metade do valor arrecadado à pessoa que a entregou.

Até agora, a empresa não conseguiu identificar a mulher que tem direito a 100 mil dólares (91 mil euros). Victor Gichun conta que na altura da entrega, a mulher não quis ficar com o recibo que confirmava a sua doação e a empresa ficou sem acesso à identificação e outros dados. “Lembro-me dela”, disse o presidente da Clean Bay Area ao jornal, que se recorda ainda que a mulher conduzia um SUV.

“Para provar que é ela, basta-me vê-la”, afirmou o responsável, que admite que tem de começar a insistir mais com os clientes quanto a ficarem com o recibo das suas entregas.

O valor conseguido em leilão é um dos mais baixos conhecidos até aqui. Em 2012, um Apple I, o primeiro modelo de computador da empresa, foi leiloado em Nova Iorque por 375.500 dólares (cerca de 342 mil euros), mais do dobro da estimativa máxima da leiloeira Sotheby's. Dois anos depois, a casa de leilões londrina Bonhams entregava um exemplar por mais de 700 mil euros. A Bonhams afirmou que o computador vendido no leilão era um dos 50 feitos à mão no Verão de 1976 por Steve Wozniak, que com Jobs e Ron Wayne criaram o que agora conhecemos como Apple.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários