Autoridades portuguesas pediram ao Facebook dados de 388 contas de utilizadores

Empresa entregou informação em 44% dos casos.

Foto
Iniciativa preocupa utilizadores sobre futuras experiências do Facebook Manjunath KIRAN/AFP

As autoridades portuguesas fizeram, ao longo de 2013, 325 pedidos de informação ao Facebook, que visavam, no total, 388 contas naquela rede social.

Nesta sexta-feira, a empresa divulgou os pedidos de informação feitos pelas autoridades de todo o mundo durante o segundo semestre do ano passado. Os dados do primeiro semestre já tinham sido divulgados, naquela que é uma prática frequente entre empresas que operam na Internet e que, por exemplo, também o Google e a Microsoft têm.

No primeiro semestre, tinham sido visadas 213 contas de utilizadores do Facebook em Portugal. No segundo, foram 175.

Os números no relatório publicado pelo Facebook mostram que foram entregues informações em 44% dos 325 pedidos feitos ao longo do ano passado. A empresa diz que recusa pedidos “demasiado vagos” e que, nos casos em que entrega informação, “partilha apenas informação básica – como o nome e o endereço de IP”.

Entre as grandes multinacionais que disponibilizam serviços online, a Microsoft foi, no primeiro semestre de 2013, a empresa à qual as autoridades em Portugal mais pediram dados de utilizadores, de acordo com números compilados pelo PÚBLICO.

Em termos absolutos (não contabilizando o número de utilizadores em cada país), os EUA são aqueles que mais pedem informação ao Facebook, seguidos da Índia, Itália e Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar