Audi anuncia que carro sem condutor atingiu os 240km/h

Viatura percorreu circuito alemão em dois minutos.

Audi anuncia que carro sem condutor atingiu os 240kms/h

Um RS7 da empresa alemã Audi, sem condutor, atingiu os 240 quilómetros por hora. A viatura realizou uma volta ao circuito de Hockenheim, em apenas dois minutos, menos cinco segundos do que um RS7 conduzido por um piloto que percorreu a mesma distância. A Audi acredita que este é um passo importante para que em breve carros como este circulem nas estradas públicas.

Com este teste, realizado no último domingo, a Audi quis demonstrar os esforços que tem desenvolvido para tornar os carros não pilotados uma realidade acessível ao público.

A viatura tem integrada uma combinação de câmaras, scanners a laser, localização por GPS, transmissões por rádio e sensores em radar, cuja informação que debitam é reunida num equipamento computorizado que permite que o carro circule sem a necessidade de ter alguém no lugar do condutor.

A Audi é apenas uma das empresas que estão a dedicar-se à investigação nesta área. Mercedes, Daimler, Volvo, Toyota, Tesla e BMW estão a desenvolver projectos de carros sem condutor, bem como empresas da área da tecnologia como o Google ou a Panasonic.

A concorrência não inibe a empresa alemã, que sublinha as vantagens de um carro da marca sem condutor. "Sei que a condução sem acidentes continuará a ser uma visão. Mas pelo menos podemos reduzir o número de acidentes no futuro", observou Horst Glaser, responsável da equipa técnica da Audi, em declarações citadas pela BBC.

Glaser realça que ter um carro destes ajuda o condutor em situações de engarrafamento ou quando está distraído, com a viatura a assumir o controlo da condução, evitando o acidente. "Além disso, o condutor tem uma oportunidade de relaxar. Isso significa que [os carros] estão em alerta total assim que a sua atenção seja de novo necessária", argumentou o responsável.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários