As buscas no AltaVista chegaram ao fim

O AltaVista, um dos motores de busca na Internet mais antigo, vai deixar de existir nesta segunda-feira, de acordo com uma lista de encerramento de plataformas anunciado pelo seu dono, o Yahoo!, divulgado hoje pela agência EFE.

Foto
Uma homepage antiga do AltaVista DR

O vice-presidente com a responsabilidade de plataformas do Yahoo!, Jay Rossiter, anunciou num memorando que os fechos nas próximas semanas incluem o Yahoo! Axis, Yahoo! Browser Plus, Citizen Sports, Yahoo! Webplayer, entre outras.

“Há meses atrás anunciámos um esforço para afinar o nosso foco e proporcionar experiências diárias” dos utilizadores, apontou Rossiter. A empresa quer “terminar alguns produtos” para “continuar a criar outros que sejam essenciais para os utilizadores”.

O AltaVista começou a funcionar em Dezembro de 1995 e concorreu desde logo com outros motores de busca como o Yahoo!, o Lycos, o Excite, entre outros, até ao final da década, quando o Google alcançou a liderança enquanto motor de busca principal na Internet.

Em 2003, a Overture Services comprou o AltaVista, que por sua vez foi comprada pelo Yahoo!. Todas as buscas feitas inicialmente no AltaVista vão agora dar ao portal do Yahoo!.

No seu apogeu, em 2000, o AltaVista tinha 20% de quota de mercado, mas começou a perder terreno para o Google.

Sugerir correcção
Comentar