Apple recebe autorização para construir nova sede em forma de círculo

O final das obras está previsto para 2016.

Uma imagem do edifício feita em computador
Fotogaleria
Uma imagem do edifício feita em computador Apple
Uma imagem do edifício feita em computador
Fotogaleria
Uma imagem do edifício feita em computador Apple

A nova sede da Apple, em Cupertino, na Califórrnia, recebeu autorização das autoridades locais para começar a ser construída. O projecto do edifício correu a Internet, não apenas pelo entusiasmo que a empresa costuma suscitar, mas porque terá uma forma circular, que tem sido descrita como semelhante a uma enorme nave espacial.

A câmara já tinha concordado, no mês passado, em deixar avançar o projecto, que causou preocupação em alguns habitantes. Nesta terça-feira à noite (madrugada de quarta-feira na hora de Lisboa), o voto favorável foi formalizado. Como parte do acordo, a empresa, que tem um papel importante na economia local, passará a pagar mais impostos.

O edifício, de acordo com as imagens de planeamento que já foram divulgadas, tem um aspecto futurista, com uma estrutura de vidro curvo a toda a volta dos quatro andares. A zona interior do círculo é um grande jardim onde, em algumas imagens, se vêem funcionários sentados em mesas. O perímetro do círculo ronda 1,6 quilómetros.

 “O conceito do edifício é a colaboração e a fluidez. Vai permitir um sistema de espaço muito aberto, de forma a que num momento do dia se pode estar nos escritórios de um lado do círculo e acabar mais tarde no outro lado”, explicou a um jornal local o director financeiro da empresa, Peter Oppenheimer. O projecto está a cargo do reputado arquitecto britânico Sir Norman Foster.

O edifício também vai reflectir preocupações ambientais, com a Apple a dizer que usará 30% menos energia do que uma estrutura semelhante e que vai recorrer apenas a fontes de energia renováveis.

O final das obras está previsto para 2016.

 

 

Sugerir correcção
Comentar