Apple divulga a lista de aplicações das maiores 25 apps maliciosas

Empresa foi alvo de um ataque informático.

Foto
A lista das apps com software malicioso DR

Depois de ter removido várias dezenas de aplicações da sua loja, por conterem software malicioso, a Apple divulgou agora a lista das 25 apps mais populares afectadas pelo problema.

Muitas daquelas aplicações – com software malicioso concebido para tentar enganar os utilizadores de iPhones e iPads, levando-os a fornecer informações pessoais, como palavras-passe – eram populares sobretudo na China, mas a lista também inclui aplicações usadas noutras partes do mundo, como é o caso da WeChat, uma aplicação de conversação que permite fazer chamadas de voz e vídeo.

Entre estas aplicações, cuja lista pode consultar aqui, estão ainda os jogos CarrotFantasy 2 e Angry Bird 2 - Yifeng Li’s Favorite.

Os programadores que desenvolveram estas aplicações descarregaram uma versão contaminada de Xcode, o software da Apple para desenvolver aplicações para os vários sistemas operativos da empresa.

No seu comunicado, a Apple diz que os utilizadores que tenham uma destas aplicações as devem actualizar na App Store. Algumas ficaram indisponíveis por ainda não terem resolvido o problema.

Este caso, o maior do género descoberto na loja da Apple, que até aqui tinha registado apenas alguns casos isolados de aplicações com código malicioso, é uma mancha na reputação da loja da Apple, conhecida por fazer testes rigorosos às aplicações que coloca à disposição dos utilizadores, num processo que tipicamente demora vários dias.

Lista das apps divulgada pela Apple

WeChat

DiDi Taxi

58 Classified

Gaode Map

Railroad 12306

Flush

China Unicom Customer Service (Official Version) (*)

CarrotFantasy 2: Daily Battle

Miraculous Warmth

Call Me MT 2 - Multi-server version

Angry Bird 2 - Yifeng Li’s Favorite (*)

Baidu Music

DuoDuo Ringtone

NetEase Music

Foreign Harbor (*)

Battle of Freedom

One Piece (*)

Let’s Cook

Heroes of Order & Chaos (*)

Dark Dawn - Under the Icing City (*)

I Like Being With You (*)

Himalaya FM

CarrotFantasy (*)

Flush HD

Encounter

*Removidas da loja da Apple

Sugerir correcção
Comentar