Aplicação de pagamentos móveis da SIBS com 70 mil utilizadores

MB Way passou a integrar o cartão de crédito virtual MB Net.

Foto
Aplicação pretende facilitar as compras online Maria João Gala

O MB Way, a aplicação de pagamentos por telemóvel da SIBS (que gere a rede Multibanco), conseguiu 70 mil utilizadores desde que foi lançado, em Outubro do ano passado, revelou a empresa, que agora juntou àquele serviço o cartão de crédito virtual MB Net.

A aplicação MB Way foi concebida para facilitar as compras online, uma situação em que alguns consumidores são reticentes em introduzir os dados bancários. O sistema permite que esta informação seja associada a um número de telemóvel. Depois, basta ao comprador introduzir esse número – ou um email – no site dos comerciantes que tiverem aderido a este método de pagamento e confirmar de seguida a transacção no telemóvel, inserindo um código secreto.

A partir desta quarta-feira, o MB Way passa a integrar também o MB Net, um serviço muito mais antigo – foi lançado em 2001 – e significativamente mais popular. Segundo os dados da SIBS, existiam no ano passado 1,6 milhões de clientes a usar este cartão de crédito virtual. Estas pessoas foram responsáveis por 2,64 milhões de compras, no valor total de 130 milhões de euros.

Os pagamentos através de telemóvel são um método que fabricantes de aparelhos, operadores, bancos e empresas de cartões bancários têm estado a explorar. A Apple, por exemplo, criou o Apple Pay, uma carteira digital que pode ser usada nos telemóveis e tablets da marca. Em Portugal, a PT lançou a Meo Wallet, que funciona num sistema de carregamento prévio.

Sugerir correcção
Comentar