Amazon patenteia sistema para mercado de objectos digitais usados

Segundo a patente, os ficheiros são transferidos de uma conta de armazenamento digital de um utilizador para a de outro. A empresa já permite o empréstimo de alguns livros electrónicos.

Foto
Os conteúdos da Amazon são um dos principais trunfos Foto: Gus Ruelas/Reuters

A Amazon registou no final de Janeiro uma patente para um sistema de “mercado electrónico para objectos digitais usados”. De acordo com o texto, estes objectos incluem livros electrónicos, ficheiros de som, vídeos e aplicações.

O sistema funciona por transferência do “objecto digital” do espaço de armazenamento pessoal de um utilizador para o espaço de outro, sendo o ficheiro original apagado. Além disto, a patente, noticiada pela Wired, também contempla a hipótese de um ficheiro não poder ser mais transferido de um utilizador para o outro após um número limite de movimentos - provavelmente, uma forma de a Amazon poder evitar num sistema deste género que os utilizadores façam um número reduzido de compras e depois troquem múltiplas vezes os ficheiros entre si.

Dado que um livro electrónico, ou qualquer outro “objecto digital”, não se gasta com o uso, um mercado de usados poderá significar o acesso a itens perfeitos a um preço mais reduzido do que o preço original.

A Amazon já tem em funcionamento nos Estados Unidos um mecanismo para emprestar livros electrónicos, embora funcione apenas com aqueles em que o detentor dos direitos (como o autor ou o editor) autorizar o empréstimo. Os livros podem ser emprestados por um máximo de 14 dias e quem empresta fica sem acesso ao ficheiro. Cada livro electrónico pode ser emprestado apenas uma vez. Este sistema não está disponível para conteúdos obtidos por assinatura, como jornais ou revistas.

Sugerir correcção
Comentar