Alunos do IST constroem sexto carro eléctrico de competição

Protótipo de Fórmula 1 universitário vai participar em competições internacionais na Hungria, Espanha e Itália.

Alunos do Instituto Superior Técnico (IST) apresentaram nesta terça-feira o seu sexto carro eléctrico de competição, um protótipo de Fórmula 1 universitário, já sem os erros do passado e que deixa a equipa "mais confiante" para obter melhores resultados.

O modelo, construído por 35 alunos e hoje apresentado no Casino do Estoril, em Cascais, aposta sobretudo na "robustez e fiabilidade".

"Tivemos falhas técnicas e eléctricas no modelo anterior que não nos permitiu ter bons resultados na parte de competição. Essas técnicas foram corrigidas, temos mais experiência, estamos mais focados e mais confiantes", disse Beatriz Lopes à agência Lusa.

Com uma média de 20 anos de idade, os alunos envolvidos na construção do FST 06 contaram com um apoio de 300 a 400 mil euros, sendo pouca a ajuda monetária. "Foi sobretudo em serviços, horas nas oficinas, apoio de material, apoio mecânico", especificou Beatriz Lopes.

Com "mais experiência e conhecimento acumulado", a porta-voz da equipa disse estar convencida de que os resultados em competição vão aparecer já este ano.

"Temos conquistado quase sempre o pódio na parte de apresentação do projecto, mas, em relação ao último modelo, os erros técnicos custaram-nos e por isso não ficámos bem. Acho que é desta que isso não se irá repetir", disse.

Tal como o protótipo anterior, o FST 06 conta com chassis monocoque integral em fibra de carbono, propulsão eléctrica fornecida por dois motores AC de íman permanentes e tracção traseira controlada com diferencial electrónico.

"Estas especificações permitirão ao FST 06 uma aceleração dos 0 aos 100 km/h estimada nos 2,6 segundos", contou a porta-voz da equipa.

O novo carro vai agora entrar numa fase de testes para depois participar nas competições internacionais na Hungria, Espanha e Itália, na qual vão participar mais de 300 equipas de todo o mundo.

 

Sugerir correcção
Comentar