AeroMobil, o carro que se transforma em segundos num avião

Veículo foi criado por equipa eslovaca e já está a realizar voos de teste desde Outubro.

O AeroMobil está a realizar voos de teste desde Outubro último
Fotogaleria
O AeroMobil está a realizar voos de teste desde Outubro último AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com
Fotogaleria
AutoMobil.com

Uma equipa eslovaca apresentou um carro voador, que afirmam ser o “mais avançado do mundo”. O AeroMobil pode circular em qualquer estrada e precisa de apenas 200 metros de caminho em espaço aberto para abrir as asas e descolar.

Quando se olha pela primeira vez para a viatura criada por Juraj Vaculik e Stefan Klein pensa-se que se trata de um protótipo futurista que dificilmente será alguma vez produzido, à semelhança do que fazem as marcas de automóveis quando apresentam a sua visão do que será viajar em quatro rodas dentro de uma década.

Vaculik e Klein desmistificam essa ideia ao indicar algumas das características do AeroMobil. Pode ser estacionado em qualquer parque para o efeito, anda a gasolina normal, pode circular em qualquer estrada e descolar e aterrar em qualquer aeroporto do mundo, mas também consegue fazê-lo a partir de um relvado amplo ou pavimento cimentado, por exemplo.

O AeroMobil tem dois lugares, seis metros de comprimento, 2,2 metros de largura, consegue atingir os 160 quilómetros por hora e capacidade para percorrer até 875 quilómetros quando abastecido, mais que os quilómetros que dividem os pontos mais a norte e a sul de Portugal.

O carro voador é feito a partir de um material compósito avançado, que compõe a carroçaria e as assas, inclui equipamento de aviónica, piloto automático e um sistema avançado de pára-quedas. Ainda segundo o site do AeroMobil, este está equipado com uma tecnologia que reduz os requisitos para a descolagem, que pode acontecer assim que a viatura atinja os 130 quilómetros por hora em terra, e para a aterragem que é possível mesmo “em terreno relativamente acidentado”. O AeroMobil está a realizar voos de teste desde Outubro último.

Apesar de toda a tecnologia e aparente segurança do veículo e a confiança de Juraj Vaculik, o presidente executivo da AeroMobil, de que irá “transformar o transporte individual”, a sua chegada ao mercado pode ser o maior entrave que a empresa pode enfrentar. É o próprio Vaculik a afirmar que os governos de vários países não se mostraram receptivos a terem o avião de fabrico eslovaco a circular nas suas estradas e a sobrevoar os seus céus. Exemplo disso foi a não autorização para o AeroMobil ter levantado voo durante o evento Pioneers, que decorreu em Viena, Áustria.

Ainda não há um preço para o AeroMobil. "Quando estiver à venda, não será barato. Os compradores devem saber que vão pagar o preço de um ‘veículo super-luxuoso’”, afirma o CEO, sublinhando que além de carro este também é um avião.



Sugerir correcção
Ler 1 comentários