Acções da Nintendo afundam 18%

Empresa explicou que as receitas de Pokemon Go não terão um impacto significativo nas contas.

Foto
O jogo colocou milhões de pessoas a caçar Pokemons na rua

Depois do entusiasmo, a realidade. As acções da Nintendo tinham disparado graças ao enorme sucesso do jogo Pokemon Go, mas caíram abruptamente no arranque deste semana, depois de a empresa ter clarificado que as receitas da aplicação não deverão ter um impacto substancial nas contas.

As acções chegaram ao final da sessão desta segunda-feira na Bolsa de Tóquio com uma desvalorização de quase 18%. Na semana passada chegaram a valer mais do dobro do preço registado no dia do lançamento de Pokemon Go. A partir de quarta-feira, quando foi adiado o lançamento do jogo no Japão, as acções começaram uma trajectória descendente (o jogo acabou por se estrear no mercado japonês na sexta-feira).

A queda desta semana, porém, deve-se a num comunicado, emitido na sexta-feira, em que a Nintendo explicou que os ganhos com o jogo não são directamente assimilados pela companhia. O jogo foi criado pela empresa americana Niantic (que nasceu no Google), a qual paga à The Pokemon Company pela utilização destas personagens. A Nintendo, por sua vez, é dona de perto de um terço da The Pokemon Company.

O jogo é gratuito, mas é possível comprar vários itens dentro da aplicação. Tem sido um sucesso desde que foi lançado nos EUA a 6 de Julho, e elevou as expectativas sobre a estratégia da Nintendo de usar algumas das suas conhecidas personagens (como Super Mario, Zelda e Donkey Kong) em jogos para telemóveis. 

A multinacional japonesa apresenta resultados nesta quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar