A partir do quarto, jovem argentino desviava mais de 37 mil euros por mês

Foto
Nelson Garrido

Um argentino de 19 anos foi detido por suspeita de liderar um esquema de fraude informática através da qual desviava mensalmente cerca de 50 mil dólares por mês (37.600 euros). O jovem, que já foi apelidado pela polícia argentina de “superhacker”, era investigado há mais de um ano.

Os alvos preferidos do hacker eram empresas do país especializadas em jogos e transferências de dinheiro online, indica o jornal argentino Clarín. A polícia investiga agora se empresas fora da Argentina sofreram também desvios e se o jovem tinha como cúmplices o irmão menor e os próprios pais.

O diário avança ainda que a polícia federal investigava o agora detido há mais de um ano, depois de uma denúncia de uma empresa de hosting. A empresa alegava que tinha havido interferências nas ordens de pagamento dos seus clientes e que algum do dinheiro nunca chegava ao destino.

Na última sexta-feira, dia da detenção, a polícia ordenou que fosse cortado o abastecimento de electricidade na zona da residência do suspeito em San Cristóbal, um bairro em Buenos Aires, para impedir que este destruísse provas que pudessem levar à sua acusação.

Nas buscas realizadas à casa do suspeito a polícia apreendeu vários computadores no quarto do suspeito, bem como routers e mais de 14 discos rígidos. “Acreditamos que ele e o seu irmão montaram um negócio tão lucrativo que os seus pais optaram por não perguntar o que estavam a fazer”, confidenciou ao diário um dos investigadores envolvidos no processo.

A polícia suspeita que o dinheiro desviado era depositado numa conta em Rosario, a cerca de 300 quilómetros da capital argentina. Através de ataques malware (vírus informáticos), o jovem criou uma rede de computadores que desviava dinheiro de contas de terceiros, sem deixar qualquer rasto da operação.

O jovem está agora acusado de três crimes e se for condenado poderá ter que cumprir uma pena de prisão de mais de dez anos.

Sugerir correcção
Comentar