A moeda virtual da moda teve uma queda abrupta

As bitcoins conseguiram um pico de atenção na sequência do anúncio das taxas sobre os depósitos bancários em Chipre.

Foto
Ao longo da escrita deste artigo, o valor oscilou entre os 115 e os 145 euros Casascius

A bitcoin, a divisa virtual que têm atraído muito atenção mediática nas últimas semanas e cujo valor estava a subir acentuadamente, teve uma queda abrupta.

Ao longo desta tarde, o valor das bitcoins caiu de um recorde a rondar os 200 euros para um valor que já esteve perto de 115 euros, antes de voltar a subir. Há quem fale de uma bolha que rebentou.

As bitcoins são uma moeda virtual que pode ser comprada e vendida, tipicamente em sites especializados, de forma semelhante às divisas tradicionais emitidas por bancos. Porém, não são emitidas por uma entidade central e o seu criador (ou criadores) são apenas conhecidos por um pseudónimo.

Apesar de estarem disponíveis desde 2009 e de alguns sites conhecidos as aceitarem como forma de pagamento, as bitcoins foram alvo de especial atenção na sequência do anúncio das taxas a aplicar aos depósitos bancários em Chipre – a moeda, que se mostrou muito instável ao longo dos anos, começou então a subir de valor a grande velocidade e não faltou quem associasse o volume da procura ao interesse das pessoas em encontrarem uma forma de guardar dinheiro que não passasse pelo sistema bancário. Já no ano passado a Reuters tinha entrevistado um dono de um restaurante na Grécia que aceitava bitcoins e não recorria a bancos.

A ilustrar o entusiasmo recente com a moeda (que valorizou cerca de 1500% desde Janeiro), uma empresa americana anunciou nesta semana ter angariado um investimento de meio milhão para criar uma plataforma para compra e venda da divisa que inclua opções sofisticadas, como a possibilidade de venda a descoberto.

A queda desta tarde acontece também quando, no site Reddit (popular especialmente nos EUA para a partilha de artigos e que aceita bitcoins como pagamento para as funcionalidades que só estão disponíveis a utilizadores pagantes), um utilizador com o pseudónimo Bitcoinbillionaire decidiu distribuir o que o site Business Insider calculou terem sido então cerca de 13 mil dólares em bitcoins.

O sistema das bitcoins assenta numa rede de computadores a que qualquer pessoa se pode ligar. Num processo complexo, as moedas são geradas automaticamente pelo sistema em intervalos de dez minutos e atribuídas ao primeiro computador na rede que resolva uma espécie de problema matemático complexo – o conceito é que quem invista mais recursos (electricidade, capacidade de processamento e o dinheiro que isso implica) seja recompensado com as moedas. O sistema parará quando forem distribuídos 21 milhões de bitcoins, o que, se a rede se mantiver activa, acontecerá em 2140.

Ao longo da escrita deste artigo, o valor de cada bitcoin oscilou entre os 115 e os 145 euros.

Sugerir correcção
Comentar