Vai chegar às escolas uma série de vídeos que alerta os jovens para os perigos da Net

Apresentação é feita nesta terça-feira. E também há uma nova linha de apoio para quem tem dúvidas sobre os perigos na Internet. Chama-se Linha Internet Segura e tem o número: 800 21 90 90.

A iniciativa é do Centro Internet Segura, liderado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), chama-se Net com Consciência e é um conjunto de vídeos onde se abordam os comportamentos que deixam os jovens em risco quando andam online. O cyberbullying, o sexting, o apelo ao ódio e a dependência da Internet e das redes sociais são alguns dos temas dos 10 episódios que servem de material de trabalho para as escolas básicas e secundárias do país e que se dirigem particularmente aos alunos com necessidades especiais.

Os actores Pedro Geórgia, Alexandre Silva e Tiago Aldeia são os rostos desta série, que estará disponível nas versões áudio descrição, linguagem gestual e com legendas em português e inglês. Os vídeos são lançados nesta terça-feira, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, durante um debate sobre os perigos do mundo online e as formas que os jovens têm de se proteger.

Esta iniciativa serve para lançar o novo ano lectivo e “pretende dar a conhecer os recursos que Portugal tem desenvolvido para promover a utilização responsável da Internet e das tecnologias online junto das crianças, jovens e cidadãos em geral”, segundo uma nota de imprensa da FCT.

Na sessão vai ser também apresentada a nova Linha Internet Segura, que vai substituir a actual Linha Ajuda. Sofia Rasgado, coordenadora do Centro Internet Segura, diz que se “trata do relançamento da linha de apoio, com um nome mais apelativo para as pessoas”. Para além disso, será gratuita, o que antes não acontecia. O objectivo é esclarecer e dar apoio sobre todas as questões relacionadas com o uso da Internet. O número é 800 21 90 90.

O Centro Internet Segura é financiado pela Comissão Europeia e resulta de uma parceria entre a FCT, a Direcção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Microsoft Portugal e a Fundação PT.

Texto editado por Andreia Sanches

Sugerir correcção
Comentar