Vacina da gripe gratuita para todas as pessoas com mais de 65 anos

Foto
Os centros de saúde terão disponíveis 1,1 milhões de vacinas Foto: Paulo Ricca

A vacina da gripe sazonal vai estar este ano disponível de forma gratuita nos centros de saúde para todas as pessoas com mais de 65 anos já a partir de dia 1 de Outubro.

O facto de a gripe sazonal ter sido mais agressiva no último Inverno é uma das justificações para o alargamento da disponibilização gratuita da vacina a todos os idosos e não apenas aos dos grupos de risco e aos mais carenciados.

“Vamos começar no dia 1 de Outubro a campanha de vacinação contra a gripe sazonal. A novidade será que vamos cobrir toda a população de pessoas com mais de 65 anos, as quais devem dirigir-se aos centros de saúde, sem precisar nem de receita médica nem de nenhuma guia de tratamento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa.

Sem dizer o custo da medida, o governante adiantou que “não será muito significativo” em relação ao programa de vacinação que tem sido feito nos anos anteriores. “O acréscimo é muito justificado em relação ao que é o ganho preventivo”, justificou.

Além disso, Leal da Costa adianta que nos anos anteriores se tem verificado que não são consumidas todas as vacinas importadas para Portugal. Assim, a cobertura da gripe sazonal no ano passado ficou “aquém” das pretensões do Governo, que pretende alcançar um “aumento significativo” na época 2012/2013. Os centros de saúde terão disponíveis 1,1 milhões de vacinas para administrar gratuitamente só às pessoas com mais de 65 anos.

As autoridades de saúde mantêm a recomendação da vacina aos grupos considerados de risco: doentes crónicos, doentes com sistema imunitário comprometido, com mais de 6 meses, grávidas com mais de 12 semanas de gestação e profissionais de saúde.

As vacinas para quem não tem acesso gratuito podem ser compradas nas farmácias, mediante receita médica e com comparticipação estatal. Segundo o Ministério da Saúde, estarão disponíveis nas farmácias cerca de 1,7 milhões de vacinas. A vacina é de apenas uma dose e é composta pelas três estirpes de vírus que se prevê que mais vão circular em cada Inverno.

Na Europa estima-se que o excesso médio de óbitos associados à gripe seja de 40.000 por época. Em Portugal a média ao longo de várias épocas foi de cerca de 2400 óbitos.

Sugerir correcção
Comentar