Utentes de instituições de apoio a deficientes vão ter baptismo de voo em Fátima

O objectivo é oferecer uma "experiência diferente" a pessoas com necessidades especiais, diz o porta-voz da organização.

Foto
Iniciativa junta música, teatro e gastronomia e decorre em Fátima Enric Vives-Rubio

Duzentos utentes de várias instituições de apoio a deficientes vão ter o seu baptismo de voo no sábado, em Fátima, numa iniciativa organizada pelos Cavaleiros do Céu Portugal, revelou o porta-voz da organização, Pedro Lopes.

O objectivo é oferecer uma "experiência diferente" a estas pessoas com necessidades especiais, revela o responsábel, adiantando que esta actividade resulta da junção de esforços do Rotary Club de Crécy-en-Brie e do Lions Club de Montfermeil Coubron, associações dos arredores de Paris de que fazem parte os 12 pilotos Cavaleiros do Céu que, em seis aeronaves oriundas de França, vão permitir a realização dos baptismos de voo.

Pedro Lopes explicou que estas instituições têm o apoio de empresários portugueses emigrantes em França, permitindo, dessa forma, a concretização da actividade.

A iniciativa decorre no aeródromo de Fátima, entre as 9h30 e as 19h30, e, além dos baptismos de voo, os utentes, muitos dos quais crianças, de instituições de apoio a deficientes dos concelhos de Ourém, Torres Novas, Leiria e Pombal, vão também poder usufruir de animação, com palhaços e pinturas faciais, música e teatro.

"Embora, por norma, eles estejam ansiosos por ir de imediato para as aeronaves, vamos ter outras actividades para que possam divertir-se e ter um dia diferente", afirmou Pedro Lopes, acrescentando que "estas pessoas nunca tiveram a oportunidade de ver do céu a terra e, para grande parte delas, vai ser um sonho tornado realidade e um momento que vão recordar para o resto da vida".

A iniciativa, que tem também gastronomia, está aberta à população, com excepção dos baptismos de voo, esclareceu o porta-voz da organização, referindo que várias empresas e entidades públicas estão a apoiar o evento.

"As aeronaves fazem dois voos por hora, de 15 a 20 minutos, podendo os ocupantes ver o Santuário de Fátima, o Castelo de Ourém ou a serra de Aire", exemplificou.

A iniciativa decorre pela terceira vez em Portugal. Em 2008 e 2010 realizou-se em Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar