Universidade do Porto volta a escolher um engenheiro para reitor

Na corrida ao cargo de reitor estavam quatro candidatos, mas o Conselho Geral elegeu Sebastião Feyo de Azevedo, doutorado pela Universidade do País de Gales, para reitor.

Foto
Sebastião Feyo é o 18.º reitor da Universidade do Porto Fernando Veludo

O director da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Sebastião Feyo de Azevedo, foi eleito esta quarta-feira reitor da UP pelo Conselho Geral da Universidade, substituindo no cargo o também engenheiro Marques dos Santos, que se deverá aposentar.

Sebastião Feyo, de 62 anos, licenciado em Engenharia Química pela FEUP, em 1973, e doutorado pela Universidade do País de Gales (Reino Unido), em 1982, é o 18.º reitor da Universidade do Porto, tendo sido eleito à segunda volta por 13 votos contra 9 de António Fernando Silva, director da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Na primeira volta, o director da FEUP teve 10 votos, António Fernando Silva nove e João Proença, director da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, quatro. O professor indiano Rajesh S. Arora, ex-vice-presidente da Kings University College, no Gana, que também concorreu teve zero votos.

Os 22 elementos do Conselho Geral (Maria João Rodrigues, ex-ministra do Trabalho, abandonou este órgão por integrar a lista do PS ao Parlamento Europeu) escolheram, de novo, um engenheiro para reitor daquela que é considerada a maior universidade do país e apontada como uma referência no plano internacional. Os dois anteriores reitores são engenheiros.

Quando decidiu entrar na corrida, o novo reitor da UP declarou “ter todas as condições de reconhecimento externo e experiência nacional e internacional, nos universos das academias, da administração pública e das profissões”.

Em declarações, na quarta-feira, ao Jornal de Notícias, revelou que o seu principal desafio é: ”Fortalecer a nossa capacidade e ousadia de promover a adaptação necessária da instituição para eliminar ou reduzir as ameaças e para aproveitar as oportunidades”.

Antes de assumir o cargo de director da FEUP, em Julho de 2010, o professor dirigiu o Departamento de Engenharia Química daquela faculdade durante nove anos. Professor catedrático da Faculdade de Engenharia, desde 1998, Feyo de Azevedo é investigador do laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da faculdade que dirige.

O professor que vai substiuitr Marques dos Santos destacou-se pelo seu envolvimento na implementação do processo de Bolonha. É membro do Grupo Nacional de Peritos de Bolonha, tendo sido nomeado representante de Portugal no Bologna Follow-up Group da União Europeia, entre 2004-2010, tendo assumido a direcção deste órgão durante a presidência Portuguesa da União Europeia.

Desenvolveu a sua carreira académica e científica nos campos da Engenharia de Sistema de Processos e da Instrumentação e Controlo, sendo autor e co-autor de mais de 60 artigos científicos, integrando 23 projectos de investigação nacionais e internacionais.

Em 2013 foi galardoado com a Medalha Dieter Behren, a distinção mais elevada da Federação Europeia de Engenharia Química, atribuída apenas de quatro em quatro anos.

A tomada de posse do novo reitor deve realizar-se em finais de Junho.

Sugerir correcção
Comentar