Três em cada dez portugueses deixaram de consumir alimentos essenciais por falta de dinheiro

Dados fazem parte de inquérito da Direcção-Geral da Saúde que tentou perceber o impacto da crise na saúde e escolhas alimentares das famílias.

Foto
Outro dos problemas é que alguns dos alimentos que engordam têm preços mais acessíveis PAULO PIMENTA

Quase três em cada dez pessoas inquiridas num estudo da Direcção-Geral da Saúde (DGS) assumiram ter deixado de consumir algum alimento considerado essencial por dificuldades económicas, segundo dados recolhidos em 2012.

Para compreender de que forma a crise económica e financeira poderia estar a afectar a saúde e escolhas alimentares dos portugueses, a DGS realizou um inquérito, através dos centros de saúde, a mais de 1200 pessoas.

Estes resultados específicos do estudo Portugal: Alimentação Saudável em Números 2013, que já tinha sido apresentado na semana passada, foram salientados nesta sexta-feira, em Lisboa, à margem da apresentação do estudo EPACI Portugal 2012 – Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento na Infância, por Paulo Nogueira, responsável da DGS. Mais de 28% dos agregados familiares indicaram ter alterado o consumo de algum alimento essencial, nos últimos três anos, devido a dificuldades económicas. Da amostra quase 350 pessoas confirmaram esta alteração na sua vida alimentar e outras 845 pessoas disseram não ter deixado de comer algo fundamental por falta de dinheiro – mas não são especificados os alimentos.

Segundo o estudo da DGS, menos de metade das pessoas inquiridas em 2011 e em 2012 declarou sentir algum tipo de insegurança alimentar, com menos de 8% a indicarem uma insegurança alimentar grave, que pode corresponder a situações de fome ou privação. Apesar de a maioria das pessoas não se queixar da falta de dinheiro para comprar os alimentos que deseja, 26% das pessoas dizem não poder adquirir os produtos que queriam consumir.

Dos dados do inquérito, Paulo Nogueira sublinhou que os factores socioeconómicos, o grau de instrução e a situação de emprego parecem influenciar fortemente a disponibilidade de alimentos protectores para a saúde. Do mesmo modo, parecem ser as pessoas obesas que indicam uma maior insegurança alimentar moderada e grave.

O coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável tinha, aliás, destacado recentemente que os dados portugueses mostram que, quando o rendimento familiar diminuiu, a obesidade tende a aumentar.

Uma das explicações pode ser o facto de os alimentos que fornecem grandes quantidades de energia a custo baixo serem mais acessíveis, sendo o seu consumo estimulado através da publicidade. Os dados da DGS agora divulgados permitem também perceber que nos anos avaliados (2011, 2012 e 2013 ainda em avaliação) não tem havido oscilações significativas no acesso aos alimentos por parte dos portugueses.
 
 

Sugerir correcção
Comentar