Três crianças portuguesas morreram num acidente em Espanha

Vítimas tinham quatro, oito e 12 anos e vinham de França a caminho de Murça. Colisão com camião fez mais dois feridos.

Fotogaleria
Local do acidente (cortesia Zamora News) Zamora News
Fotogaleria
Local do acidente (cortesia Zamora News) Zamora News
Fotogaleria
Local do acidente (cortesia Zamora News) Zamora News

Três crianças portuguesas morreram neste sábado, em Espanha, quando o carro em que seguiam colidiu com um camião na província de Zamora, no noroeste do país. O condutor do carro ficou ferido com gravidade e uma outra crianças, francesa, está livre de perigo.

As crianças, dois rapazes e uma menina, tinham quatro, oito e 12 anos. No acidente, que ocorreu quando vinham a caminho de Portugal, vindos de França, ficou ainda ferido um adulto de 35 anos e uma menina de 13 anos, de nacionalidade francesa e amiga das crianças portuguesas que morreram.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, em declarações ao PÚBLICO, adiantou que os emigrantes vítimas do acidente mortal em Espanha vinham de Toulouse, no sul de França, e tinham como destino final a vila de Murça, no distrito de Vila Real. José Cesário informou que a família das vítimas já foi contactada e que já está em Espanha, estando o cônsul honorário daquela zona a prestar apoio, nomeadamente para os procedimentos de transladação dos corpos das crianças que morreram.

Sobre o acidente, José Cesário disse conhecer mais pormenores, referindo apenas que o camião de transporte de pneus e o carro embateram de frente. O condutor do camião é também português e, segundo o secretário de Estado, “está em choque e muito perturbado”.

Tanto o homem que ficou ferido como a menina francesa foram transportados para o hospital. Os dados do organismo responsável pela área da saúde naquela zona indicam que o condutor está internado na unidade de cuidados intensivos com "prognóstico grave" e que a criança está internada no serviço de pediatria mas apenas com ferimentos ligeiros e livre de perigo.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias. O acidente aconteceu por volta das 10h40 (9h40 de Lisboa) junto a Cerezal de Aliste, uma pequena povoação na província de Zamora. O carro em que as crianças vinham, um Opel Zafira, colidiu com um camião carregado de pneus, que se incendiou, embora o condutor do pesado tenha saído ileso. As chamas passaram para uma zona de pasto próxima, o que obrigou à intervenção dos bombeiros.

O Serviço de Emergência de Castela e Leão, no seu site, especifica que o acidente aconteceu ao quilómetro 482, acrescentando que na sequência do embate o camião ardeu. Após recebido o alerta para o acidente, a sala de operações do 112 informou a Guardia Civil e os bombeiros de várias corporações, tendo ainda accionado ambulâncias para o local e enviado a equipa do centro de saúde mais próximo, de Muelas del Pan.

Para o local foram enviadas duas ambulâncias de suporte básico de vida, uma ambulância de suporte avançado de vida e um helicóptero. Segundo o mesmo serviço, o fumo muito visível no local deve-se ao incêndio do camião, carregado de pneus.

Este acidente mortal acontece numa altura em a Direcção-Geral de Tráfego de Espanha colocou nas estradas na sexta-feira a segunda fase da operação de Verão. As previsões apontam para que só neste fim-de-semana sejam feitas 4,6 milhões de grandes viagens nas estradas espanholas, tanto de residentes naquele país que regressam ou vão de férias, como de pessoas procedentes de outro país e que têm tanto o estreito de Gibraltar como Portugal como destino.

A Estrada Nacional 122, em que aconteceu o acidente, é a sétima via espanhola com mais quilómetros com “pontos negros”, isto é, zonas que se destacam por uma concentração elevada de acidentes com vítimas mortais ou feridos graves, indica um estudo feito pelos Automobilistas Europeus Associados, citado pelo jornal espanhol El Norte de Castilla. No total, a N122 tem mais de 57 quilómetros de zonas negras, mas aquela em que ocorreu o acidente não estava assinalada como tal. Aliás, a zona mais perigosa desta nacional é ao quilómetro 96, perto da província de Sória. Já em Zamora destaca-se o quilómetro 417. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 5 comentários