Trabalhadores do INEM em vigília no ministério apesar da retoma das negociações

No dia 14 de Julho haverá uma nova reunião negocial entre o Ministério e os técnicos.

Foto
Técnicos de ambulância têm substituído os enfermeiros na prestação de serviços de suporte básico à vida de vítimas

Algumas dezenas de trabalhadores do INEM concentraram-se nesta quinta-feira de manhã junto ao Ministério da Saúde, apesar de o governo ter decidido retomar as negociações sindicais, que era a principal motivação do protesto.

A vigília tinha sido anunciada na quarta-feira para apelar ao retomar das negociações da carreira de técnico de emergência, interrompidas pelo governo na sequência da greve ao trabalho extraordinário. Segundo Paulo Andrade, trabalhador responsável pela organização desta iniciativa, o Ministério da Saúde decidiu entretanto agendar nova reunião negocial para dia 14 de Julho.

Fonte oficial do ministério confirmou à agência Lusa o agendamento desta reunião. O Ministério da Saúde tinha decidido, no dia 22 de Junho, adiar sem data marcada a reunião de negociação sindical com os técnicos de ambulância de emergência, em reposta à decisão de manter a greve às horas extraordinárias, em vigor desde o dia 24 de Junho.

Apesar da marcação da reunião, os trabalhadores decidiram manter a concentração desta quinta-feira para mostrar que "estão atentos a todo o desenrolar do processo" e que exigem "passos concretos e sucesso nas negociações". "Presumo que haja depois condições para desconvocar a greve [ao trabalho extraordinário] ", referiu à agência Lusa Paulo Andrade, remetendo uma decisão para depois da reunião do dia 14.

Na base da greve ao trabalho extraordinário estão as exigências de garantias de homologação da carreira de técnico de emergência ainda da reposição das 35 horas de trabalho semanais.

Sugerir correcção
Comentar