Timor-Leste dá um milhão de dólares a Portugal por causa de incêndios

Donativo é para ajudar vítimas dos incêndios.

Foto
O presidente de Timor Leste esteve recentemente em Portugal Reuters

O Governo de Timor-Leste anunciou esta sexta-feira, em comunicado à imprensa, a entrega de um donativo a Portugal no valor de um milhão de dólares (cerca de 740 mil euros) para ajudar as vítimas de incêndios no país.

"O Governo doou a Portugal um milhão de dólares americanos para ajudar o país a fazer frente aos estragos provocados pelos inúmeros incêndios que têm fustigado, especialmente, os distritos do Porto, Braga e Viseu", refere em comunicado o executivo timorense.

A decisão do Governo timorense foi tomada durante uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira.

Segundo o comunicado do Governo timorense, a "situação, em Portugal, devido aos incêndios, permanece extremamente crítica e envolve centenas de bombeiros e milhares de populares que lutam diariamente para controlar os efeitos devastadores dos fogos".

"Apesar dos esforços, a perda de vidas e de bens no país irmão assumiu proporções sem precedentes que afectam milhares de pessoas em centenas de comunidades", acrescenta.

Em meados de Setembro, antes de iniciar a sua deslocação oficial a Portugal, o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, também manifestou em entrevista à Lusa apoio e solidariedade aos bombeiros e às famílias das vítimas dos incêndios que se têm registado no país.

Os incêndios florestais registados este ano em Portugal já provocaram a morte a oito bombeiros e ferimentos a mais de 50 operacionais.

Sugerir correcção
Comentar