Testes de co-incineração em Souselas começam a 18 de Março

Foto
Presidente da CCI afirma que as datas divulgadas são "apenas indicativas" Paulo Novais/Lusa

Os testes da queima de resíduos industriais perigosos na cimenteira de Souselas vão começar a 18 de Março, de acordo com o programa enviado pela Secil à Comissão Científica Independente, revelou hoje Massano Cardoso, representante da Câmara de Coimbra naquele organismo. No entanto, o presidente da CCI já veio a público referir que essa é uma data "meramente indicativa", já que o arranque dos testes depende de questões técnicas.

Massano Cardoso, o único membro do grupo médico que votou contra a co-incineração, afirmou só ter tido acesso no passado sábado, através da Quercus, ao documento que estipula as datas dos testes de co-incineração e ao parecer vinculativo da CCI - assinado pelo vice-presidente - sobre a segunda fase dos testes de reciclagem térmica dos resíduos industriais perigosos.

"O problema é altamente politizado, o que é mais uma razão de peso para o cumprimento de todas as regras", sustentou o representante da autarquia, lembrando que o assunto "não foi discutido formalmente" pela CCI. "Isto foi feito sem haver reunião, sem ter sido discutido e aprovado pela CCI, formalmente cada um dos elementos devia ter recebido o programa e discuti-lo", acusou Massano Cardoso, em declarações à Lusa.

De acordo com o cronograma, enviado pela Secil à CCI, os testes em Souselas começarão dia 18 de Março e terminarão a 5 de Abril, depois do equipamento que será utilizado nos testes em Outão (de 18 de Fevereiro a 11 de Março) ser desmontado e transferido para Coimbra, o que demorará 12 dias.

Encarnação critica atitude da CCI

Esta revelação mereceu já a crítica do presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação. O autarca considera inadmissível que o grupo médico "tenha escondido" de Massano Cardoso o parecer sobre os testes de co-incineração e considera uma "cobardia" o facto do arranque dos testes estar marcado para o dia seguinte às eleições legislativas.

Carlos Encarnação sublinha, no entanto, que a única medida que a câmara irá tomar para já será "denunciar às populações o que se está a passar".

CCI desmente afastamento de Massano Cardoso

Reagindo às acusações do representante da autarquia, Formosinho Simões, presidente da CCI, afirmou que "a data que consta do cronograma é indicativa" já que "há dúvidas se haverá serradura em quantidade suficiente" para o início dos testes.

Contrariando a versão divulgada por Massano Cardoso, Formosinho Simões garantiu que as datas - quer para os testes de Outão quer para os testes de Souselas - foram discutidas em duas reuniões, uma com a participação de técnicos das cimenteiras e outra com todos os elementos da CCI.

O responsável adiantou que, numa dessas reuniões, o vice-presidente da CCI "fez uma exposição longa sobre os testes e ficou de enviar o cronograma aos membros" do organismo. Por essa razão, o cientista garante que o representante da autarquia não foi deixado de fora do processo, admitindo, contudo, que Massano Cardoso possa não ter recebido o cronograma e o parecer vinculativo.

Confrontado com o facto de Massano Cardoso entender que o cronograma e o parecer deviam ter sido discutidos em reunião da comissão, Formosinho Simões entende "não haver necessidade de tanta formalidade" na CCI.

Sugerir correcção
Comentar