Teste de Inglês obrigatório para o 9.º ano aumenta de dificuldade

O Preliminary English Test for Schools também pode ser feito por alunos que estejam a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. O prazo para o pedido de certificado decorre entre esta terça-feira e o dia 22.

Foto
Exames do 4.º ano vão deixar sem aulas muitos alunos do ensino básico Nélson Garrido/Arquivo

O teste diagnóstico de Inglês obrigatório para os alunos inscritos no 9.º ano (e facultativo para outros estudantes) será mais exigente do que o que foi feito pela primeira vez em 2014 e já tem data marcada: a componente escrita realiza-se às 14h do dia 6 de Maio e a oral entre os dias 7 de Abril e 5 de Maio. Para quem pretender obter um certificado, as inscrições arrancam esta terça-feira e obrigam ao pagamento de 25 euros.

Os resultados do primeiro aplicado pelo MEC e concebido e certificado pela Universidade de Cambridge e feito por mais de 120 mil alunos ficaram aquém do esperado – segundo os dados fornecidos em Julho pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), 47,2% dos alunos do 9.º ano ficaram "abaixo do nível de referência” para o “Key for Schools”. Mas isso não impediu que, no mesmo dia em que aqueles foram divulgados, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Iave anunciassem a intenção de este ano aplicar do teste PET − Preliminary English Test for Schools”, ou seja, o nível a seguir.

“O PET é um teste de nível intermédio, equivalente ao Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR), que abrange um nível de certificação de A2 a B2, sendo o nível superior, B2, correspondente ao First Certificate. O teste permite a verificação e a certificação dos seguintes níveis de proficiência linguística, em função do resultado obtido: A2 — de 45% a 69%; B1— de 70% a 89%; B2 — 90% a 100%”, informou nesta segunda-feira o Iave.

No mesmo documento, o Iave adianta que para os alunos a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos podem realizar este teste. Para estes, o pedido de certificado (até ao dia 22) é obrigatório; para os alunos do 9.º ano (que são obrigados a fazer o teste), o pedido é facultativo. Uns e outros têm de pagar 25 euros para os obter. São excepção os jovens que frequentam o 9.º ano de escolaridade abrangidos pelo Escalão B (que têm de pagar valor é de 12,50 €) ou pelo Escalão A (isentos de pagamento, embora tenham de formalizar a sua inscrição).

Segundo o Iave, os resultados do teste serão conhecidos no dia 8 de Julho de 2015. No ano passado, a divulgação teve de ser adiada por falta de professores avaliadores. O facto de a participação ser voluntária e de os professores não serem compensados pelo trabalho, que coincidiu com outras épocas de muito trabalho nas escolas, fez com que muitos docentes abandonassem o projecto, apesar de numa primeira fase se terem inscrito.

No próximo ano lectivo, os alunos portugueses terão obrigatoriamente a disciplina de Inglês a partir do 3º ano de escolaridade

Sugerir correcção
Ler 6 comentários