Temperaturas vão descer a partir desta sexta-feira

Fim-de-semana com chuva, vento forte nas terras altas e queda de neve acima dos 1000/1200 metros.

Foto
PÚBLICO

As temperaturas mínimas e máximas vão descer a partir desta sexta-feira, prevendo-se também chuva, vento forte nas terras altas e queda de neve acima dos 1000/1200 metros.

“Vamos ter hoje a passagem de uma superfície frontal que vai causar uma descida das temperaturas”, explicou a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando, contudo, que a partir de terça-feira a tendência é para voltarem a subir.

Assim, prevê-se para esta sexta-feira, nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros, a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima.

“No sul, vamos ter períodos de céu muito nublado aumentando de nebulosidade no Alto Alentejo, com ocorrência de chuva fraca para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante oeste soprando temporariamente moderado no litoral e neblina ou nevoeiro”, disse.

A meteorologista do IPMA adiantou que está também prevista uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior norte e centro.

No que diz respeito ao fim-de-semana, no sábado prevêem-se períodos de céu muito nublado até ao final da manhã, alguns aguaceiros fracos nas regiões do norte e centro e no sul mais fracos até ao final da manhã.

Está também prevista queda de neve acima dos 1000/1200 metros, podendo durante a noite baixar a quota gradualmente para os 800/1000 metros, vento moderado de noroeste e forte nas terras altas, descida da temperatura mínima nas regiões do norte e centro e descida da máxima no interior norte e centro.

“Quanto às temperaturas, hoje [sexta-feira] descem um pouco e amanhã [sábado] também nas regiões do norte e centro e no domingo desce a mínima, mas sobe a máxima”, informou a meteorologista, salientando que os próximos dias vão ser de algumas oscilações em termos de temperaturas.

A meteorologista disse que a tendência a partir de terça-feira é para a subida das temperaturas.

“Sábado vai ser o dia com as temperaturas máximas mais baixas: 11 graus Celsius nas regiões do interior norte, entre 13 e 15 graus no litoral e no interior norte e centro entre os quatro e os sete”, disse.

Corvo e Flores sob aviso amarelo

As ilhas do Corvo e Flores, grupo Ocidental dos Açores, vão estar sob aviso amarelo entre esta sexta-feira e sábado devido à previsão de chuva ou aguaceiros. Este aviso é o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros, sendo pontualmente forte, entre as 9h desta sexta-feira e as 9h de sábado.

O aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira para o grupo ocidental períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva pontualmente forte especialmente para a tarde e vento fraco, tornando-se moderado a fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora do quadrante leste.

Para o grupo central (Faial, S. Jorge, Graciosa, Terceira e Pico), a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva especialmente para a tarde e vento fraco, tornando-se bonançoso a moderado do quadrante leste. No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto para o fim do dia, períodos de chuva fraca em especial no final do dia e vento bonançoso a moderado do quadrante oeste, tornando-se fraco.

Quanto às temperaturas, em Santa Cruz das Flores vão oscilar entre os 12 e os 17 graus Celsius, na Horta entre os 12 e os 17, em Angra do Heroísmo entre os 11 e os 16 e em Ponta Delgada entre os 13 e os 17 graus.

Níveis elevados de pólenes

O Alentejo e o Algarve apresentam, até ao próximo dia 27, níveis muito elevados de pólenes, enquanto a Estremadura e a zona de Lisboa terá níveis elevados, prevê a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Segundo o boletim polínico semanal da SPAIC, são esperados no Alentejo e no Algarve valores muito elevados de pólenes de plátano, cipreste, azinheira, pinheiro e urtigas. Para a Estremadura e a zona de Lisboa, os níveis elevados de pólenes destacam-se nos de plátano, cipreste, pinheiro, azinheira e urtigas.

A SPAIC aponta, ainda, graus moderados de pólenes para as regiões de Trás-os-Montes, Alto Douro, Douro Litoral, Beira Litoral, Centro e Beira Interior e valores baixos na Madeira e nos Açores. Em Trás-os-Montes e Alto Douro, são aguardados níveis moderados de pólenes sobretudo de cipreste, pinheiro, plátano, carvalho e gramíneas. Nas regiões de Douro Litoral e Porto, Beira Litoral e Centro e Beira Interior, os mesmos níveis predominam nos pólenes de cipreste, pinheiro, plátano, carvalho e urtigas.

Na Madeira, os pólenes encontram-se em patamares baixos, como os de cipreste, erva parietária, gramíneas e eucalipto, enquanto nos Açores são os de erva parietária, cipreste e gramíneas.

A SPAIC justifica a previsão com a "ausência de pluviosidade acentuada, e considerando a provável existência de aguaceiros nas regiões Norte e Centro do continente, e no arquipélago dos Açores e na ilha da Madeira".

Sugerir correcção
Comentar