Temperaturas máximas sobem e podem ultrapassar 30 graus no Alentejo

A subida da temperatura é pontual e deve-se a uma massa de ar quente.

Foto
A subida da temperatura nesta quarta-feira será entre 5 a 7 graus Celsius ADRIANO MIRANDA

As temperaturas vão subir nesta quarta-feira entre 5 a 7 graus Celsius em relação aos últimos dias, prevendo-se na quinta-feira máximas acima dos 30 graus no interior do Alentejo, segundo o meteorologista Ricardo Tavares.

Em declarações à agência Lusa, o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que a subida da temperatura, em especial da máxima, é pontual e deve-se a uma massa de ar quente.

"Para hoje, vamos ter um dia com céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões Centro e Sul até ao final da manhã e vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo temporariamente moderado nas terras altas. No entanto, vamos ter uma subida da temperatura, que pode ser significativa em alguns locais do continente", precisou.

De acordo com Ricardo Tavares, a subida da temperatura nesta quarta-feira será entre 5 a 7 graus Celsius, com as máximas a chegarem perto dos 30 graus no interior do Alentejo, entre 25 a 27 graus no litoral da região norte e entre 24 e 27 no litoral da região centro.

"Na quinta-feira, as máximas vão subir mais um pouco, podendo ultrapassar os 30 graus no interior do Alentejo. Esta situação deve-se ao facto de estarmos sob a influência de uma massa de ar quente", indicou.

De acordo com Ricardo Tavares, as temperaturas máximas estão um pouco acima do normal para esta altura do ano. "No entanto, esta é uma situação pontual. A partir de sexta-feira já se prevê uma tendência para a máxima começar a descer e é uma situação que se manterá nos próximos dias", concluiu.

Madeira sob aviso laranja

Por outro lado, o IPMA elevou de amarelo para laranja o aviso emitido nesta quarta-feira para o arquipélago da Madeira devido à previsão de chuva, por vezes forte, e acompanhada por trovoadas. De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 7f e as 13h, passando depois a aviso amarelo até às 19h.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o amarelo significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento moderado a forte do quadrante leste, soprando forte nas terras altas, rodando gradualmente para sul a partir do meio da tarde.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 17 e 23 graus celsius.

Sugerir correcção
Comentar