Sismo de 3,5 em Peniche, não há informação de danos

Também nos Açores foram registados 20 eventos que não terão sido sentidos pela população.

Foto
Segundo o IPMA, o sismo em Peniche foi registado às 3h17 deste sábado Nélson Garrido (arquivo)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou neste sábado que foi sentido durante a madrugada um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter na região de Peniche, não havendo conhecimento de qualquer tipo de danos.

O sismo foi registado às 3h17 nas estações da rede sísmica do continente e teve epicentro a cerca de 18 quilómetros a norte-nordeste de Peniche.

"De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Peniche. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados", segundo uma nota do IPMA.

Também nos Açores foi registada actividade sísmica a oeste do Faial, com um total de 20 eventos, mas nenhum sentido, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA) regional.

Um comunicado emitido esta manhã pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o CIVISA, adianta que "tem vindo a ser registada actividade sísmica numa região epicentral localizada no mar, entre 20 a 30 quilómetros a oeste da ilha do Faial", grupo central do arquipélago.

Até ao momento foram registados 20 eventos, todos de baixa magnitude, tendo o mais forte ocorrido às 23h19 locais (mais uma hora em Lisboa) de sexta-feira com magnitude 3,0 na escala de Richter, segundo o comunicado. Fonte da Protecção Civil adiantou à agência Lusa que não tem qualquer ocorrência relacionada com os eventos sísmicos.

Não há também informação de qualquer evento ter sido sentido pela população, mas o CIVISA solicita que qualquer notícia sobre a ocorrência de sismos sentidos pela população seja reportada através do formulário disponibilizado no seu portal público ou no sítio da Internet de acesso restrito ao SRPCBA.

Sugerir correcção
Comentar