Sindicatos querem clareza sobre possibilidade de aumento da carga lectiva dos professores

O ministro da Educação não desmentiu a possibilidade de aumentar o número de horas que os professores têm de dar por semana, algo que as federações rejeitam liminarmente.

Foto
Os sindicatos pedem clareza “para não perturbar mais os docentes” Daniel Rocha

Os dirigentes das duas maiores federações nacionais de sindicatos de professores, Mário Nogueira e João Dias da Silva, exigiram esta terça-feira ao ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que afirme de forma clara e inequívoca se coloca ou não a possibilidade de aumentar a carga lectiva, ou seja, o número de horas de aulas dadas pelos professores. Essa hipótese é considerada por ambos “inadmissível”.

Nesta terça-feira, em Berlim, Nuno Crato não confirmou, mas também não desmentiu, a notícia do Diário Económico, segundo a qual o Governo se prepara para aumentar o horário lectivo dos docentes, na sequência do aumento do horário de trabalho dos trabalhadores da Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.

Segundo a agência Lusa, o ministro terá dito, a dado momento, sobre os dados daquela notícia, que era tudo “especulações”. Na mesma peça da agência noticiosa refere-se, no entanto, que Crato disse que no Governo se está “a discutir uma série de medidas que podem ser tomadas no que se refere à educação e a outros sectores” e que, em relação ao aumento da carga horária, o ministro sublinhou que "tudo está em aberto, tudo está a ser discutido".

Contactados pelo PÚBLICO, Mário Nogueira, da Federação Nacional de Professores (Fenprof), e Dias da Silva, da Federação Nacional da Educação (FNE), admitiram que, se o horário de trabalho da Função Pública aumentar das 35 para as 40 horas (algo que, frisa o dirigente da FNE, não foi objecto de uma proposta formal), os professores serão directamente afectados.

Ambos concordaram, contudo, que ainda que aquilo se verificasse, não seria admissível aumentar a carga lectiva já estabelecida e que varia consoante os graus de ensino, uma vez que “os professores já se encontram sobrecarregados”.

“Ser possível, é. Apesar de a organização dos horários dos professores estar definida no Estatuto da Carreira Docente, nada impede que, à semelhança do que tem feito noutros momentos, se estabeleça que uma nova legislação prevalece sobre a legislação sectorial já publicada”, disse Mário Nogueira. Fazendo a mesma leitura, João Dias da Silva disse que, "por isso mesmo, se exige clareza, para não perturbar mais os docentes”.

Comentando a situação, o dirigente da FNE afirmou que, “ao preparar medidas internamente, com propósitos economicistas e completamente desligadas da realidade, o Governo tem prejudicado as escolas”. Neste contexto, apelou a que, “caso coloque a hipótese de mexer na carga lectiva dos professores, o Ministério da Educação e Ciência [MEC] ouça já os seus representantes, que lhe explicarão por que não deve fazê-lo”.

Mário Nogueira sublinhou que, no caso de aumento das 35 para as 40 horas de trabalho, duas a três horas lectivas a mais representariam o desemprego de 12 a 15 mil professores.

O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos sobre esta questão junto do MEC. Sem sucesso.

Sugerir correcção
Comentar