Sindicato diz que greve dos enfermeiros tem adesão de 78,6%

Foto
Nuno Ferreira Santos

A greve dos enfermeiros registou nesta sexta-feira uma adesão de 78,6% durante o turno da noite, disse à Lusa fonte sindical, considerando que esta é “boa resposta” ao apelo de desmobilização do ministro da Saúde.

“Não desconvocámos a greve, os enfermeiros estão a aderir em força e, como é habitual, os serviços mínimos estão assegurados, portanto não há qualquer problema com os doentes”, disse à agência Lusa José Carlos Martins, do Sindicato dos Enfermeiros.

De acordo com o dirigente sindical, os doentes estão a ter “as adequadas e necessárias respostas”, nomeadamente nos hospitais onde se encontram internadas pessoas infectadas com Legionella.

“Nos hospitais de Lisboa, que têm cerca de 320 doentes internados por causa do surto de Legionella de Vila Franca de Xira, os dados de adesão variam entre os 80 e os 98% em São José”, indicou.

Para o sindicato, os enfermeiros estão a dar uma boa resposta a “toda a trapalhada” de tentar desmarcar a greve por parte do Ministério da Saúde.

Os enfermeiros cumprem desde as 0h desta sexta-feira o primeiro de dois dias de greve nacional em protesto pelos cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários