Sete distritos do Litoral sob aviso laranja devido à agitação marítima e vento

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob alerta.

Foto
Setúbal, Beja e Faro estão em alerta amarelo para agitação marítima e vento Paulo Ricca

Sete distritos do Litoral de Portugal continental estão este sábado sob aviso laranja devido à agitação marítima e ao vento, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

O aviso laranja é segundo mais grave de uma escala de quatro avisos do IMPA e alerta para uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. Estão sob este aviso os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Vila Real, Bragança e Guarda estão em alerta amarelo devido à previsão de queda de neve, enquanto Setúbal, Beja e Faro também estão em alerta amarelo, mas devido à agitação marítima e ao vento.

O IPMA prevê para as regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da manhã.

A partir da tarde, previsão de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, e de granizo no litoral a norte do cabo Carvoeiro.

Prevê ainda queda de neve acima dos 1200/1400 metros, descendo gradualmente a cota para os 600/800 metros, e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral a norte do cabo Carvoeiro a partir da tarde.

Para a região Sul, o instituto prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco, que poderá ser de neve para o final do dia na serra de São Mamede.

Vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado de noroeste no litoral a partir da tarde e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas. As temperaturas máximas previstas para este sábado são de 14 graus centígrados em Lisboa, 13ºC no Porto e 17ºC em Faro.
 
 

Sugerir correcção
Comentar