Seis acidentes mortais com tractores em apenas 10 dias

Condutores são as vítimas e têm mais de 60 anos

Foto
Capotamento é a principal causa de morte Rui Gaudência

Em apenas 10 dias, morreram seis pessoas em acidentes com tractores agrícolas. Todas as vítimas eram do sexo masculino e tinham idades superiores a 60 anos, o que segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária corresponde ao perfil-tipo destes condutores.

Só nesta quarta-feira ocorreram dois acidentes mortais com tractores agrícolas: um no concelho de Santa Comba Dão, outro em Mogadouro, distrito de Bragança. Em ambos os acidentes foram os condutores que morreram. Segundo o adjunto do comando dos Bombeiros de Santa Com Dão, citado pela Lusa, o homem, de 62 anos, estava lavrar um terreno agrícola com um tractor antigo, “tendo tombado de uma altura de seis ou sete metros para o terreno vizinho”. A vítima mortal terá ficado por baixo do tractor, “num local de difícil acesso, junto à ecopista”, acrescentou.

O condutor que morreu em Mogadouro também tinha 62 anos. Terá ficado debaixo do tractor, quando este capotou, sendo necessário o recurso a uma retroescavadora para retirar a vítima de debaixo da máquina agrícola. "Quando chegámos ao local do acidente, deparámo-nos com um cenário complicado, porque a vítima estava a encarcerada debaixo da máquina agrícola. O tractor não tinha o arco de segurança”, indicou um dos bombeiros que acorreu ao local.

Segundo a ANSR, dois em cada três capotamentos de tractor são mortais — “O risco de morte dos condutores de tractores agrícolas é oito vezes superior ao dos que conduzem automóveis ligeiros ou pesados”, lê-se numa brochura que informa os condutores dos cuidados que devem ter.  

Os acidentes mortais acontecem em grande parte “devido à inexistência ou não utilização do chamado ‘arco de Santo António’”, a estrutura que serve de protecção ao condutor. A mesma brochura da ANSR alerta para a importância de respeitar os limites do tractor. “Não o sobrecarregue nem transporte passageiros ‘à pendura’” — é outra das recomendações deixadas.

Na segunda e terça-feira, 2 e 3 Maio, tinham morrido outros dois condutores de tractores agrícolas, de 78 e 76 anos, em acidentes ocorridos no concelho de Beja. Também este último foi vítima de um capotamento ocorrido numa descida acentuada. No dia 25 de Abril, um despiste de um tractor, no concelho da Sertã, também provocou a morte do condutor, de 67 anos.

Entre Janeiro de 2013 e Julho de 2014, a GNR registou  256 acidentes com tratores agrícolas no continente, que provocaram 115 vítimas mortais e 83 feridos graves.

Sugerir correcção
Comentar