SEF detecta 106 estrangeiros ilegais em acções de controlo documental

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras realizou na semana passada dezenas de acções de controlo documental em todo o país.

Foto
Apesar do quadro do SEF ser de 923 funcionários apenas 795 estão ao serviço PÚBLICO/Arquivo

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou esta terça-feira que detectou 106 cidadãos estrangeiros ilegais em Portugal no âmbito das dezenas de acções de controlo documental realizadas na última semana em todo o país. Em comunicado, o SEF adianta que, na semana passada, realizou dezenas de acções de controlo documental em estações rodoviárias e ferroviárias, cais de embarque, acessos a marinas e a portos marítimos, assim como controlos móveis em estradas fronteiriças.

No âmbito destas operações, o SEF identificou 8502 pessoas, das quais 106 cidadãos estrangeiros em situação irregular, adianta aquele serviço de segurança. Segundo o SEF, dos 106 cidadãos ilegais detectados, 64 foram notificados para abandonar o país, quatro readmitidos a Espanha, 25 notificações para comparecerem nas instalações do SEF e 12 foram detidos.

O SEF adianta que, entre as detenções, 10 tiveram como objectivo afastamento coercivo do país, duas para imediato decisão de afastamento e uma por uso de documentos falsos. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras instaurou ainda nove processos de contra-ordenação por irregularidades relacionadas com a actividade laboral de cidadãos estrangeiros em situação de permanência ilegal. O conjunto de acções de controlo documental envolveu cerca de 150 operacionais do SEF.

O SEF indica ainda que as acções foram desenvolvidas no âmbito do combate ao tráfico de pessoas, imigração ilegal, falsificação de documentos e controlo da permanência de cidadãos estrangeiros no país.

Sugerir correcção
Comentar