Secretário de Estado diz que o que se passou no Meco "não é praxe académica"

Para o responsável pelas pastas do Desporto e Juventude, o que levou à morte dos seis estudantes da Universidade Lusófona são "actos ilícitos que devem ser punidos".

Foto
Emídio Guerreiro: acontecimentos na praia do Meco são "questão policial" Enric Vives-Rubio

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, considerou nesta segunda-feira, em Coimbra, que o incidente que levou à morte de seis estudantes na praia do Meco "não é praxe académica".

A praxe "não é aquilo, nem nunca o foi", afirmou Emídio Guerreiro, também antigo presidente da Associação Académica de Coimbra, sublinhando que o que levou à morte dos seis estudantes da Universidade Lusófona são "actos ilícitos que devem ser punidos".

Emídio Guerreiro falava à margem da apresentação do Projecto 80, na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, que irá percorrer 18 escolas do 3.º ciclo e ensino secundário do país, procurando incentivar ao desenvolvimento de projectos na área da sustentabilidade social, económica e ambiental.

O secretário de Estado frisou que os acontecimentos na praia do Meco são "uma questão policial", por haver "quem esteja a incumprir a lei".

Os seis jovens que morreram na praia do Meco faziam parte de um grupo de estudantes universitários que tinham alugado uma casa na zona para passar o fim-de-semana. Segundo as autoridades, uma onda arrastou-os na madrugada de 15 de Dezembro, mas um dos universitários conseguiu sobreviver e dar o alerta. Os corpos dos restantes foram encontrados nos dias que se seguiram.

O Ministério da Educação e Ciência convocou as associações de estudantes do ensino superior para uma reunião, nesta semana, sobre praxes académicas, e a questão irá também ser abordada nas reuniões previstas nas próximas semanas com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

O ministério pretende debater com os alunos e as instituições as "melhores formas de prevenir este tipo de situações de extrema gravidade".
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar