Risco extremo de exposição solar no Funchal, Porto Santo, Guarda e Penhas Douradas

Oleiros, distrito de Castelo Branco, em risco máximo de incêndio.

Foto
No total, os dois incêndios estão a ser combatidos por 38 bombeiros e 12 viaturas Enric Vives-Rubio

O Funchal, a ilha do Porto Santo, Guarda e Penhas Douradas apresentam nesta terça-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O instituto colocou ainda todo o país em risco muito alto de exposição à radiação UV, com excepção da Horta, ilha açoriana do Faial, que está com níveis baixos.

Para as regiões com risco extremo, o IPMA aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao sol, enquanto para níveis elevados recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar. Também deve ser evitada a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população a alertar para os riscos do calor em particular nos distritos do interior, onde estão previstas temperaturas máximas acima dos 35 graus Celsius.

O IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, céu geralmente limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral entre o Cabo Raso e a Foz do Douro até final da manhã, vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde e uma pequena subida de temperatura. Em Lisboa e em Coimbra prevê-se uma máxima de 30 graus Celsius, em Castelo Branco 37, Évora e Beja 38, Portalegre 36, Bragança 35, Viseu 34, Braga 32, Porto 25, Faro 29, Funchal 25, Ponta Delgada 22, Angra do Heroísmo 23 e Santa Cruz das Flores 24.

Cuidados
O concelho de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, apresenta nesta terça-feira risco máximo de incêndio. O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio todos os outros concelhos do distrito de Castelo Branco e vários na Guarda, Faro, Coimbra, Portalegre, Viseu e Beja.

A ANPC salienta que existirão condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais e aumentou o nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro para os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, entre as 8h00 desta terça-feira e as 8h00 de quinta.

A Protecção Civil, que registou há uma semana 59 incêndios, recorda, entre outros cuidados, que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, queimar mato, fumar ou fazer lume em espaços florestais.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A ANPC recomenda ainda aos grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e pessoas com problemas cardiorrespiratórios) que adoptem medidas como: beber mais água; usar protector solar com factor igual ou superior a 30; viajar de carro nas horas de menor calor; e evitar o consumo de álcool, as actividades que exijam grande esforço físico, e a exposição solar directa entre as 11h00 e as 17h00.

Sugerir correcção
Comentar