Rendimento escolar pode melhorar se horário for adaptado ao ritmo de sono

Neurologista Alexandre Castro Caldas diz que é preciso perceber os horários de sono dos adolescentes.

Foto
Encontrar uma hora certa para dormir é mais importante do que ser cedo ou tarde Nuno Ferreira Santos

O neurologista Alexandre Castro Caldas defendeu que o rendimento académico dos alunos pode ser melhorado se o horário escolar for adaptado ao ritmo de sono dos adolescentes, que se deitam mais tarde. O especialista exemplificou que nos Estados Unidos da América os resultados dos alunos melhoraram quando se decidiu começar as aulas mais tarde.

"Os miúdos estavam mais despertos, conseguiam trabalhar melhor. É preciso perceber os horários de sono dos adolescentes", afirmou o director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

No entanto, defendeu que as medidas não devem ser replicadas de forma universal: primeiro, "é preciso ver o que as escolas estão a fazer" e estudar a realidade de cada país.

"As neurociências e a educação" é o tema que Castro Caldas leva sábado ao Congresso Mundial de Educação, iniciado esta sexta-feira em Lisboa e promovido pelo sector privado. De acordo com o neurologista, as ciências do cérebro devem contribuir para melhorar o ensino, sendo este um dos temas mais em foco no mundo actual.

A investigação em torno do funcionamento do cérebro pode contribuir "de forma muito significativa" para a forma de ensinar, frisou, acrescentando que nos EUA esta temática está "muito mais desenvolvida". Além de perceber os ritmos de sono dos adolescentes e adequar o horário escolar, a presença de actividades na escola como teatro e a música pode também contribuir para melhorar o rendimento dos alunos.

"As pessoas trazem a ideia de que é preciso introduzir muito cedo os computadores na escola, mas Portugal é dos países com mais computadores e se calhar não é o mais correcto, porque Portugal não é dos que tem melhores resultados", disse. Para Castro Caldas, é preciso "perceber a importância do teatro e da música nas escolas", uma vez que o exercício da memória e a concentração também se trabalham por aí. "O teatro, por exemplo, é uma forma de estimular a memória [porque] é preciso decorar um texto".

A dimensão das turmas tem também o seu papel. "Turmas grandes não é o melhor modelo, é preciso uma maior proximidade entre o aluno e o professor. Num país com tantos professores, isso não deve ser um problema", sustentou. "É preciso que os miúdos percebam que têm dentro da cabeça um computador muito melhor do que qualquer outro", afirmou, defendendo aqui a importância do papel do professor. O congresso é dedicado tema "A Nova Educação na Era Digital".

Durante dois dias, estarão em Lisboa vários agentes do setor, mas também convidados de outras áreas como o sociólogo Zigmunt Bauman, Prémio Príncipe das Astúrias. Participam igualmente Maurice de Hond, cofundador das primeiras escolas Steve Jobs e John Jones, especialista em mudança educativa. O encontro é organizado pela Confederação Mundial de Ensino Privado (COMEP), com sede na Argentina, pela Confederação Europeia de Ensino Privado, com sede em Espanha, e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo de Portugal (AEEP).

Sugerir correcção
Comentar