Incêndio afecta classificativa do Rali de Portugal em Ponte de Lima

Fogo lavra desde quinta-feira e esta manhã dificultou o decorrer da prova.

Foto
Rally de Portugal 2015

A primeira classificativa desta sexta-feira do Rali de Portugal, em Ponte de Lima, decorreu esta manhã, apesar do incêndio que lavra desde quinta-feira na zona. Já a segunda classificativa acabou por ser neutralizada para facilitar a passagem dos bombeiros que se encontram no combate às chamas. A prova irá continuar durante a tarde.

O assessor de imprensa do Rali de Portugal, Miguel Fonseca, garantiu à Lusa que a prova vai realizar-se de acordo com o programa inicialmente previsto. "Há zonas do público que foram afectadas pelo incêndio, mas houve muito trabalho por parte dos bombeiros para garantir que a prova se pudesse realizar", frisou.

Miguel Fonseca explicou depois ao PÚBLICO que se surgiram "dois pequenos focos de incêndio", o que levou a que a segunda classificativa fosse neutralizada para facilitar a chegada dos bombeiros ao local. O assessor de imprensa do Rali Portugal reafirma que "não há situação de perigo" para a realização da prova na parte da tarde.

O fogo deflagrou às 14h33 de quinta-feira na freguesia de Escusa, Cabração e Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, Viana do Castelo. Às 17h50 desta sexta-feira continuava a lavrar com três frentes activas. O segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Robalo Simões, adiantou à Lusa que no local estão várias corporações do distrito, e ainda dos do Porto, Aveiro e Braga, devendo "chegar a qualquer momento" dois pelotões de militares para ajudar no combate. No combate às chamas estão 267 operacionais, apoiados por 66 veículos.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima adiantou ao PÚBLICO que o fogo reacendeu em alguns pontos onde tinha sido dado como dominado, sendo que a protecção das habitações é uma prioridade neste momento.

Fonte da Protecção Civil confirmou à Agência Lusa que uma construção de apoio à actividade agrícola em Ponte de Lima foi consumida pelas chamas.

Miguel Fonseca enalteceu o trabalho dos bombeiros no local, frisando que durante toda a noite trabalharam no sentido de controlar a situação e de fazer tudo para "afectar no mínimo toda a zona da prova em Ponte de Lima". "As zonas de público afectadas foram devidamente trabalhadas para que se mantenham, não temos qualquer tipo de cancelamento de zonas de público. Vamos sim ter uma especial num cenário mais cinzento do que estava esperado, mas a prova vai seguir sem qualquer tipo de alteração", acrescentou.

Os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil indicam que na sexta-feira foram registados 68 incêndios em todo o país, que mobilizaram 1355 operacionais, 400 veículos e dez meios aéreos. Desde a meia-noite desta sexta-feira já foram registadas 11 ocorrências, estando apenas duas activas. No entanto, só o incêndio de Ponte de Lima merece destaque pelos meios envolvidos. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar