Quinze distritos sob aviso laranja devido a agitação marítima, neve e chuva

Foto
Nélson Garrido

Quinze distritos estão sob aviso laranja, nesta segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve acima da cota dos 600/800 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todos os distritos do continente, com excepção de Santarém, Portalegre e Évora, vão estar, entre esta segunda e quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro e que significa existirem riscos moderados a elevados nas condições meteorológicas.

Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Porto Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima com ondas com 5 a 7 metros entre as 12h de terça-feira e as 23h59 de quarta-feira.

Estes distritos estão, desde as 2h deta segunda-feira e até às 12h de terça-feira, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido a previsão de ondas com 4 a 5 metros.

Também sob aviso laranja estão os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido a previsão de queda de neve acima da cota dos 600/800 metros, entre as 3h e as 23h59 desta segunda-feira.

Estes distritos estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte, com rajadas da ordem dos 95 quilómetros/hora nas terras altas, e períodos de chuva que será persistente e por vezes forte.

O aviso laranja por vento forte vai estar em vigor entre as 3h e as 12h desta segunda-feira e por chuva entre as 3h e as 23h59 desta segunda-feira.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo o distrito de Leiria por causa da chuva e vento forte até quarta-feira.

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Portalegre e Faro vão estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte até às 12h00 desta segunda-feira.

Também o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 18h de terça-feira e as 6h de quarta-feira devido a previsão de chuva forte.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros durante a manhã, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e queda de neve acima de 800/1000 metros, diminuindo a cota para 600/800 metros a partir da manhã.

A previsão aponta também para vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 80 km/h, no litoral, e forte com rajadas da ordem de 95 km/h, nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, diminuindo gradualmente de frequência a partir do início da tarde e vento fraco a moderado de oeste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas até ao início da manhã, rodando para norte a partir do meio da manhã.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca a partir do final do dia e vento noroeste moderado a fresco, rodando gradualmente para sudoeste e tornando-se forte com rajadas até 80 km/h.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, no Porto, Viana do Castelo e Coimbra 11, Castelo Branco 10, Évora, Leiria e Beja 12, Guarda 3, Bragança 5, Vila Real 7, Faro, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 15 e Funchal 20.

Sugerir correcção
Comentar