Queixas à Deco aumentam 19% em 2012 com telecomunicações a liderar

De quase 435 mil queixas à associação de defesa do consumidor, 58 mil diziam repeito às telecomunicações e 50 mil à banca.

Foto
A TDT motivou muitas das queixas Rui Soares/arquivo

A Deco recebeu quase 435 mil queixas em 2012, mais 19% que no ano anterior, e os sectores com mais reclamações voltaram a ser as telecomunicações e a banca.

As reclamações à associação de defesa do consumidor Deco, divulgadas no Dia Mundial do Consumidor, que incluem pedidos de informação, denúncias e processos de mediação, quase chegaram a 58 mil nas telecomunicações, seguida pela banca (50 mil), compra e venda (39 mil) e serviços de interesse geral (34 mil).

Os casos mais emblemáticos são a TDT (televisão digital terrestre) que mereceu 3600 queixas no ano passado, os contadores de bi-horários com desfasamento de hora (serviços de interesse geral) com 7500 reclamações e o caso da Vida é Bela, que suspendeu a actividade, que foi objecto de 2214 queixas.

A Deco, em comunicado divulgado, destaca que a resolução destas queixas pela associação tem uma taxa de sucesso na mediação que ronda os 80%. Sobre o ano que passou, a associação um aspecto positivo: “A crise obrigou à alteração de comportamentos, mas também tornou o consumidor mais atento”.

Sugerir correcção
Comentar