Quatro em cada dez jovens mulheres esquecem-se de tomar a pílula

Justificam-se, sobretudo, com o facto de terem vidas muito ocupadas e não manterem a pílula em local visível.

Foto
NELSON GARRIDO/ARQUIVO

As mulheres que estão na casa dos 20 anos enfrentam mudanças frequentes nas suas vidas. Uma investigação internacional, encomendada pela Bayer, indica que as alterações de rotina aumentam os níveis de stresse e acabam por potenciar o esquecimento de hábitos diários como a toma da pílula contraceptiva.

O estudo, intitulado Millennial and Contraception – Why do we forget?, foi divulgado este domingo, a anteceder o Dia Mundial da Contracepção, que se assinala a 26 de Setembro. Um inquérito online foi conduzido em nove países: seis dentro (França, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica Irlanda) e três fora (México, Brasil e EUA) da Europa. Reuniu informação sobre 4500 mulheres, 500 mulheres por país, com idades compreendidas entre 21 e 29 anos, todas consumidoras de algum contraceptivo oral diário.

Os investigadores analisaram a mudança do estilo de vida daquelas mulheres no espaço de um ano. E tentaram perceber como podem as mudanças, como o fim de uma relação ou uma mudança na carreira, afectar os seus hábitos diários. Concluíram que elas experimentaram, em média, duas grandes rupturas naquele período. Três quartos das participantes (75%) concordaram que estas interrupções aumentaram os seus níveis de stresse.

As mulheres admitiram esquecer com alguma regularidade actividades diárias, como por exemplo, tomar a pílula, tirar a maquilhagem antes de ir para a cama ou carregar o telemóvel. A toma diária da pílula era, de resto, uma das tarefas com maiores probabilidades de esquecimento.

Segundo a informação avançada pela farmacêutica, 39% das inquiridas afirmaram ter-se esquecido de tomar a pílula pelo menos uma vez no mês anterior. Algumas esqueceram-se uma ou mais vezes por semana. Justificam-se, sobretudo, com o facto de terem vidas muito ocupadas e não manterem a pílula em local visível.

94% das mulheres portuguesas usam contraceptivo

Não é novidade que o stress pode prejudicar a memória. Só que, como lembra Tina Peers, médica envolvida no estudo e citada na nota de divulgação da Bayer, esquecer de tomar a pílula não é igual a esquecer de tirar a maquilhagem. As consequências podem ser bem diferentes, razão pela qual aconselha estas mulheres a procurarem junto dos profissionais de saúde informação sobre as opções contraceptivas disponíveis que melhor se adaptam ao seu estilo de vida. 

Portugal não entra neste estudo, mas os dados vão ao encontro de um estudo da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contracepção, que analisou os hábitos contraceptivos de quatro mil mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos em 2015. Uma em cada cinco utilizadoras da pípula esquece-se frequentemente de a tomar.

Em Portugal, 94% das mulheres usam algum método contraceptivo. Conforme o mesmo estudo, havia “uma maior tendência para o uso de métodos menos dependentes da utilizadora”. Apesar de a pílula ser o método mais utilizado, o seu uso tinha caído de 62% em 2005 para 58% em 2015. Notava-se um aumento do uso do dispositivo intra-uterino, do implante subcutâneo, do adesivo e do anel vaginal.

Sugerir correcção
Comentar