Quase todos os distritos do litoral sob aviso laranja devido à ondulação

Avisos estão em vigor até à manhã de domingo, dia em que está prevista a queda de granizo e a ocorrência de trovoadas.

Foto
Ondas podem chegar aos seis metros Adriano Miranda/Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja todos os distritos do litoral de Portugal continental, à excepção de Beja e Faro, devido à previsão de forte agitação marítima. Além disso, mais de metade do país está aviso amarelo devido à chuva e vento fortes.

O aviso laranja está em vigor até às 6h de domingo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. Depois dessa hora, até às 21h, passa a vigorar o aviso amarelo, activado também nos distritos de Faro e Beja.

A costa Norte da ilha da Madeira está igualmente sob aviso laranja. Durante a tarde desta sábado e até às 6h de domingo estão previstas ondas com cinco a seis metros de altura.

O IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo devido à previsão de chuva e vento fortes durante esta noite. Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas na ordem dos 90 quilómetros por hora até às 3h de domingo.

Para domingo, a previsão do IPMA aponta para céu geralmente muito nublado, com abertas na região Sul. Deverão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e de granizo nas zonas do litoral Norte e Centro, que serão de neve acima dos 1000 metros. Haverá condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e uma pequena descida da temperatura máxima.

Sugerir correcção
Comentar