Previsão aponta para muita chuva e vento até sábado

Quase todo o país em aviso laranja e amarelo. Faro é o único distrito do país sem qualquer alerta.

Em muitos casos é a precipitação forte que motiva os avisos Joana Freitas

O Instituto de Meteorologia colocou nove distritos de Portugal continental sob aviso laranja e oito com aviso amarelo devido à previsão de chuva intensa, vento forte e grande agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco são os distritos pintados a laranja, o segundo aviso mais grave de uma escala de quatro avisos do Instituto de Meteorologia. O aviso laranja implica a previsão de uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

Já Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo, que implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. Alguns dos avisos prolongam-se até ao final do dia de sexta-feira, e há casos em que se estendem até sábado. Faro é o único distrito do país que se mantém a verde, ou seja, não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

Há zonas onde o vento soprará a mais de 110 quilómetros por hora e há algumas regiões costeiras em que as ondas poderão chegar aos 4,5 metros. Noutros casos é a precipitação forte que está na origem do aviso do Instituto de Meteorologia.

Para o Porto o aviso laranja é apenas para a precipitação e prolonga-se até ao final de sexta-feira, altura em que termina também o aviso amarelo para ventos com rajadas na ordem dos 70 quilómetros por hora. Já a altura significativa das ondas, que motiva um aviso amarelo, deverá prolongar-se até sábado. Em Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Vila Real, Viseu e Bragança o aviso laranja também é motivado pela chuva, já que o vento justifica apenas um aviso amarelo.

Em Lisboa o aviso amarelo devido às ondas que podem chegar aos 4,5 metros de altura termina no sábado e na sexta-feira acaba o aviso amarelo motivado pelos aguaceiros e chuva forte.

Guarda e Castelo Branco são os distritos onde até amanhã o vento poderá ser mais forte, com rajadas na ordem dos 110 quilómetros por hora nas terras altas, o que motiva que o aviso laranja se estenda até sexta-feira. Já o aviso para Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja fica a dever-se sobretudo à precipitação prevista. Em Coimbra e Leiria o aviso é motivado tanto pela chuva forte como pela agitação marítima.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues