Quase todo o país com risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta

Quatro concelhos com risco muito elevado de incêndio.

As crianças não devem expostas ao sol Paulo Pimenta

Quase todo o território português apresenta nesta quarta-feira risco “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa que todo o território nacional, com excepção das regiões de Sines, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje níveis “muito altos” de exposição à radiação UV.

Com o nível “muito alto”, o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas na faixa costeira ocidental até final da manhã e, a partir do final da tarde, aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior e vento fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado a partir da tarde no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro na faixa costeira ocidental e descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

Na Madeira e nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 27 graus, no Porto e em Ponta Delgada 19, em Faro 23, em Évora e Beja 30, em Castelo Branco 29, no Funchal 21 e em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 20.

Quatro concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio
O IPMA dá também conta de que quatro concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco e Santarém estão sob risco “muito elevado” de incêndio.

Segundo o IPMA, em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Arouca (Aveiro), Vila de Rei (Castelo Branco) e Sardoal e Mação (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 71 fogos que foram combatidos por 909 operacionais, apoiados por 244 veículos.
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues