Quase 800 casos de sífilis notificados em Portugal em quatro anos

Relatório sobre doenças de declaração obrigatória mostra que casos de malária mais do que duplicaram no mesmo período.

Foto
As autoridades dizem que não há "nexo de causalidade entre a reacção e a administração das duas vacinas" Eva Carasol/ Arquivo

A sífilis precoce, uma doença sexualmente transmissível, foi a patologia de declaração obrigatória mais notificada em Portugal entre 2010 e 2013, com um total de 791 casos. No entanto, em termos de crescimento, a malária destacou-se. A doença tropical transmitida por mosquitos contabilizou um total de 299 casos, com uma subida de 54 notificações em 2010 para 123 em 2015, o que significa que mais do que duplicou. Os dados fazem parte do relatório do Sistema de Vigilância de Doenças de Declaração Obrigatória da Direcção-Geral da Saúde (DGS), divulgado nesta terça-feira, e que exclui doenças como o VIH/sida, hepatite e tuberculose por serem tratadas noutros programas.

O documento explica, contudo, que os casos de malária corresponderam sempre a situações de doentes que foram infectados noutros países apesar do diagnóstico ter sido feito em Portugal. Em termos incidência, além da sífilis precoce e da malária, o relatório considera que há mais três doenças que se destacaram em 2013: salmoneloses, parotidite epidémica e febre escaro-nodular.

Também foi registado um “aumento significativo” de casos de tosse convulsa, devido a um surto desta doença, com expressão em todo o país, em 2012 e início de 2013. Pelo contrário, doenças como a brucelose e a meningite meningocócica estão a diminuir e os casos de botulismo e tétano têm cada vez menos expressão. O documento diz que não foram notificados casos de doenças como a cólera, difteria, peste ou febre-amarela. De acordo com a DGS, uma doença é considerada de declaração obrigatória quando a “informação frequente, regular e temporalmente adequada, relativamente aos casos de doença individuais, é considerada necessária para a sua prevenção e controlo”.

Além disso, a “notificação da doença, a nível local, protege a saúde da população assegurando a identificação e seguimento dos casos, identificação de contactos, investigação e contenção de surtos de doença”. Por isso, o organismo considera que este sistema de vigilância dá as autoridades uma “base para o planeamento e intervenção na prevenção e controlo”, monitorizando a “ocorrência e disseminação de doenças transmissíveis”.

Sugerir correcção
Comentar