Qualidade das águas balneares portuguesas acima da média europeia

Mantém-se a tendência de melhoria da qualidade das águas balneares na União Europeia, mas ainda há pontos negros. Portugal está entre os dez melhores países para dar um mergulho.

Foto
Apenas quatro zonas balneares portuguesas não cumprem as normas Adelaide Carneiro/Arquivo

Portugal surge em 7.º lugar na lista dos dez países da União Europeia com águas balneares de excelente qualidade, acima da média. O relatório da Agência Europeia do Ambiente (AAE) divulgado nesta terça-feira revela que a qualidade da água para banhos melhorou em 2012, com 94% dos locais a cumprirem os requisitos mínimos.

Segundo o documento, que analisa dados de 2012, 87% das águas balneares portuguesas – o equivalente a 456 praias – têm qualidade excelente, acima da média europeia, que é de 78%. Melhor do que Portugal estão Chipre e Luxemburgo – ambos com qualidade excelente em 100% das respectivas águas balneares – , Malta, com 97%, Croácia, com 95%, Grécia, com 93%, e Alemanha, com 88%.

A completar a lista dos dez países mais bem posicionados, abaixo de Portugal está Itália com 85%, e Finlândia e Espanha, ambos com 83%. No caso português, foram identificadas 50 zonas balneares (9,5%) que cumprem os parâmetros mínimos de qualidade, um valor abaixo da média europeia de 15,7%. Quatro zonas balneares portuguesas não cumprem as normas.

A AAE realça que estes resultados são melhores do que os do ano anterior, mantendo-se a tendência positiva verificada na monitorização da aplicação da Directiva das Águas Balneares, iniciada em 1990. Em 2012, 94% das águas balneares cumpriam os requisitos mínimos, enquanto em 1990 apenas 70% estavam nessa situação.

No entanto, o documento revela que quase 2% das águas balneares analisadas têm ainda má qualidade. A maior parte das águas com piores níveis encontra-se na Bélgica (12%), nos Países Baixos (7%) e no Reino Unido (6%). Algumas praias tiveram mesmo de ser encerradas a banhos durante a época balnear passada.

“Este relatório demonstra que a qualidade das águas balneares é no geral muito boa, mas ainda há locais com problemas de poluição, por isso apelamos às pessoas que vejam a classificação das suas zonas balneares favoritas”, diz a directora executiva da AAE, Jacqueline McGlade, numa nota de imprensa.

O documento analisa dados relativos à qualidade da água dos 27 Estados-membros da União Europeia, da Croácia e da Suíça, num total de 22 mil locais. A agência mede a qualidade da água consoante os níveis de bactérias. Mais de dois terços das águas analisadas são costeiras, as restantes são rios ou lagos.
 

Sugerir correcção
Comentar