PÚBLICO vence prémio internacional de design digital

Floresta em Perigo é o único trabalho português distinguido este ano pela Society for News Design.

Foto
Site especial já tinha vencido um prémio ibérico e sido finalista dos prémios do Observatório de Ciberjornalismo PÚBLICO

O PÚBLICO está entre alguns dos principais títulos mundiais que a Society for News Design premiou neste fim-de-semana. Numa lista dominada por trabalhos norte-americanos, Floresta em Perigo é o único representante português com um prémio de excelência.

A reportagem Floresta em Perigo, coordenada por Joaquim Guerreiro e Raquel Albuquerque, acompanha todo o processo de prevenção e combate aos incêndios na floresta portuguesa, da limpeza dos terrenos baldios às histórias de quem tenta impedir tragédias. O site especial foi desenhado pelos webdesigners Andrea Espadinha e Dinis Correia.

Vencedor de uma medalha de ouro para inovação multimédia nos prémios ÑH e finalista vencida dos prémios do Observatório de Ciberjornalismo, Floresta em Perigo junta-se agora a um conjunto de trabalhos multimédia de jornais, revistas e rádios de grande impacto internacional – onde se incluem outros órgãos de comunicação social escritos em português, os brasileiros Estadão (sete prémios de excelência), O Globo (seis) e Folha de S. Paulo (um).

The New York Times é o mais destacado vencedor desta edição dos prémios da Society for News Design dedicados aos sites de informação. O diário nova-iorquino arrecadou um total de quatro medalhas de prata e 55 prémios de excelência (equivalentes a menções honrosas).

Os também norte-americanos The Washington Post (duas medalhas de prata e 19 prémios de excelência), National Geographic (duas medalhas de prata e 17 prémios de excelência) e The Boston Globe (uma medalha de prata e 15 prémios de excelência) sobressaíram igualmente pelo número de distinções conseguidas no Ball State University Indianapolis Center, EUA.

Mas foram o britânico The Guardian, com NSA Files: Decoded, e a rádio pública norte-americana NPR, com Planet Money Makes A T-Shirt, que recolheram a preferência do júri e conquistaram as duas únicas medalhas de ouro.

Em meados de Fevereiro, a Society for News Design (organização sem fins lucrativos fundada em 1979) já tinha atribuído os prémios relativos a 2013 para as tradicionais edições em papel. O PÚBLICO foi então galardoado com três prémios de excelência.

Sugerir correcção
Comentar