PSP e Alto Comissariado para as Migrações juntos em projecto de apoio aos imigrantes

Protocolo implica a formação de cerca de 1000 agentes afectos ao policiamento de proximidade, nas áreas da integração e da gestão da diversidade cultural. Programa visa a "promoção da interculturalidade na sociedade portuguesa".

Foto
Daniel Rocha

A promoção da interculturalidade e a prevenção dos conflitos são alguns dos objectivos do programa Juntos Por Todos, iniciativa que junta a PSP e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), no apoio às comunidades migrantes.

O protocolo que cria o programa "Juntos Por Todos" é assinado esta sexta-feira no Ministério da Administração Interna (MAI), numa cerimónia presidida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.

Com a assinatura deste protocolo, será formalizada uma parceria entre a direcção nacional da PSP e o ACM, que visa a formação de cerca de 1000 agentes afectos ao policiamento de proximidade, nas áreas da integração e da gestão da diversidade cultural, refere o MAI, em comunicado.

Os colaboradores e técnicos dos projectos do ACM vão também receber formação nas áreas de atribuições, organização e intervenção da PSP e nas temáticas do delito e acção das forças de segurança.

Segundo o MAI, o programa tem por objectivos "a promoção da interculturalidade na sociedade portuguesa e a prevenção da conflitualidade baseada no desconhecimento entre diferentes grupos, profissionais e cidadãos".

O programa "Juntos Por Todos" tem também, como finalidade, "intensificar a cooperação que as forças de segurança e as entidades da área das migrações já possuem ao nível da segurança, protecção e salvaguarda dos direitos de cada cidadão, quer a nível nacional, quer local", adianta ainda o MAI. 

Sugerir correcção
Comentar