Maioria vai pedir que iniciativas sobre IVG baixem à especialidade sem votação

A maioria PSD/CDS-PP vai pedir na sexta-feira que os projectos de lei sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), incluindo a iniciativa de cidadãos pelo "direito a nascer" baixem à especialidade sem votação.

Foto

Decidido esta quinta-feira, PSD e CDS-PP vão apresentar um requerimento para que as duas iniciativas legislativas sobre a IVG que são discutidas e poderiam ser votadas na generalidade na sexta-feira baixem às comissões parlamentares respectivas sem essa primeira votação, disse à Lusa o vice-presidente da bancada social-democrata Hugo Soares. Desta forma, a votação final global que vier a acontecer posteriormente versará já os textos finais após o trabalho de especialidade.

O parlamento discute na sexta-feira um projecto da maioria para equiparar a IVG aos outros actos médicos e aplicar taxas moderadoras seguindo o regime geral e uma iniciativa legislativa de cidadãos que propõe diversas medidas, como mostrar à mulher e fazê-la assinar uma ecografia antes da IVG, e também o fim da "equiparação entre maternidade e IVG" para efeitos de prestações sociais e taxas moderadoras. A conferência de líderes parlamentares tinha decidido no dia 17 de Junho não agendar a discussão desta iniciativa legislativa de cidadãos, propondo que transitasse para a legislatura seguinte, o que foi decidido com o acordo de todos os partidos.

O presidente da Assembleia em exercício na altura, Guilherme Silva (Assunção Esteves estava em visita oficial à Guiné-Bissau) ficou incumbido de comunicar aos proponentes, explicando-lhes que a iniciativa caducava caso fosse discutida na generalidade e depois o processo legislativo não fosse concluído na especialidade e com votação final global. Sem iniciar a votação em plenário, poderia ser discutido na legislatura seguinte, explicou na altura o porta-voz da conferência de líderes, Duarte Pacheco (PSD).

A Rádio Renascença noticiou depois que a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, tinha-se comprometido com a discussão desta iniciativa e ficou desagradada com a tentativa de adiamento, tendo-se desdobrado em contactos nos últimos dias para tentar garantir que fosse debatida até às férias. 

Sugerir correcção
Comentar