PS quer Dia dos Cientistas a 16 de Maio, o dia em que Mariano Gago nasceu

Doze deputados socialistas apresentaram projecto de resolução no Parlamento. O objectivo é homenagear os cientistas e o seu trabalho.

Foto
Mariano Gago foi ministro durante os governos de António Guterres e José Sócrates Pedro Cunha (arquivo)

Com o objectivo de “celebrar e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa”, o PS apresentou um projecto de resolução a pedir a criação do Dia dos Cientistas, a assinalar sempre a 16 de Maio, o dia de nascimento do ex-ministro da Ciência, José Mariano Gago.

Os socialistas reconhecem o físico com uma “referência política incontornável” para a ciência, que “permitiu modificar profundamente as políticas públicas portuguesas, dotando a Ciência de uma nova centralidade política”. E é a partir da sua evocação que pretendem homenagear as várias gerações de cientistas portugueses e o trabalho que produziram ao longo de décadas.

O projecto de lei, da autoria de 12 deputados do PS, entre os quais Alexandre Quintanilha, Carlos César e Pedro Delgado Alves, justifica no seu preâmbulo esta homenagem por os cientistas serem “actores do processo de descoberta e inovação, agentes de mudança, de modernização e renovação persistente”. O projecto de resolução socialista destaca ainda os “numerosos” cientistas nacionais que são reconhecidos cá dentro e lá fora, “pelo seu trabalho inovador, pelas suas contribuições para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade”.

José Mariano Gago, que morreu a 17 de Abril do ano passado, começou por destacar-se pelo trabalho na presidência da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e do Laboratório de Física Experimental de Partículas, que ele próprio fundou. O investigador de física experimental chegou ao Governo em 1995, onde foi ministro da Ciência e da Tecnologia durante os dois mandatos de António Guterres, até 2002. Voltaria ao Governo três anos mais tarde, já como ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos dois governos de José Sócrates.

Entre 1995 e 2011, Mariano Gago destacou-se pela implementação do programa Ciência Viva, uma bandeira da sua governação, como veículo de promoção da ciência e tecnologia no país e na União Europeia. Foi também durante os seus mandatos que a Internet chegou a todas as escolas e foram criadas iniciativas de dinamização da digitalização em várias regiões do país, por via do projecto Estratégia para Sociedade da Informação.

O ex-ministro encabeçou também uma ampla reforma no ensino superior, que incluiu a implementação do novo regime jurídico das instituições de ensino superior e a regulamentação do acesso para maiores de 23 anos.

 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários