PS pede audição urgente da presidente do Centro Hospitalar Lisboa Central

O PS requereu hoje a audição parlamentar urgente da presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central para “esclarecer cabalmente” as “dúvidas” sobre o calendário e as condições de encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

Num requerimento entregue hoje e a que a agência Lusa teve acesso, o deputado socialista António Serrano considera “fundamental conhecer ainda se estão asseguradas as condições de manutenção da diferenciação perinatal conferida à MAC”.

“Trata-se de uma decisão de execução complexa e de risco elevado para as mulheres e crianças que até hoje são ali atendidas, pela importância desta matéria para a rede de referenciação materno-infantil a Assembleia da República tem o dever de ser esclarecida cabalmente das dúvidas que foram suscitadas no debate parlamentar com o primeiro-ministro que decorreu hoje mesmo”, diz o ex-ministro da Agricultura do PS.

O primeiro-ministro disse hoje no debate quinzenal que o encerramento da MAC estava previsto “há anos” e é para levar a cabo até ao fim da legislatura mas disse desconhecer o calendário anunciado na quinta-feira pela administração, que adiantava que o processo estará concluído até ao final de 2012.

O PS refere ainda que “a decisão de encerramento da MAC estava condicionada ao compromisso de avançar com a construção do novo Hospital de Todos os Santos, pelo que importa também conhecer se o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central já recebeu indicação para o avanço desta nova unidade”.

“Na sequência das notícias da passada quinta-feira e do comunicado emitido pela presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Teresa Sustelo, que anuncia o encerramento desta unidade hospitalar importa que a Comissão de Saúde conheça o projecto de encerramento desta unidade, o seu calendário, as condições efectivas em que a transição das equipas irá ser realizada”, pode ler-se no requerimento.



Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues