Protecção Civil regista mais de 300 ocorrências devido ao mau tempo

Em 137 dos casos a Protecção Civil foi chamada por causa de inundações. Mas também ocorreram cerca de 30 quedas de árvores. Mais de 150 ocorrências foram na zona de Lisboa.

Foto
Diogo Baptista

Muitas inundações, algumas quedas de árvores e também limpezas de ruas. Desde a meia-noite deste sábado e até ao final da tarde, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou mais de 300 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas. A esmagadora maioria dos problemas foi registado na zona de Lisboa.

Segundo os dados da ANPC, as mais de 300 ocorrências mobilizaram, quase 1000 operacionais e 352 veículos. No total, 150 das situações – maioritariamente inundações devido à chuva forte que se tem sentido durante todo o dia – foram na zona de Lisboa. Segue-se Setúbal, com 59 ocorrências, Santarém, com 56, e Coimbra, com 15.

“Das mais de 200 ocorrências [valores que não incluem dados das últimas 100], 137 dizem respeito a inundações na via pública por falta de escoamento”, adiantou ao PÚBLICO Miguel Cruz, adjunto de operações na ANPC. Foram também registadas 29 quedas de árvore e oito quedas de estruturas, mas “em nenhuma das situações houve registo de feridos”.

Apesar do elevado número, durante a tarde só cerca de 30 ocorrências estavam ainda a ser resolvidas e nenhuma foi classificada como “ocorrência importante” – uma classificação que tem em conta critérios como o número de meios envolvidos e o tempo necessário para resolução do problema.

Além disso, segundo Miguel Cruz, a tendência é para que a chuva abrande e “a situação tende a melhorar”. No entanto, as previsões apontam para que o mau tempo esteja a caminhar para a zona centro, pelo que a ANPC espera mais ocorrências em distritos como Leiria.

No Seixal também foram registados alguns problemas, nomeadamente em Corroios, onde foi necessário interditar a circulação em algumas vias, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Mistos do Seixal. De acordo com o segundo comandante, José Mendes, os bombeiros foram chamados para acorrer a cerca de 30 ocorrências a partir das 14h30, quando a precipitação se intensificou, sendo Corroios, Santa Marta, Vale de Milhaços e Fernão Ferro as zonas mais afetadas.

Rajadas de 90 quilómetros por hora

Na sexta-feira, a ANPC já tinha emitido um comunicado em que alertava para a possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e quedas de árvores durante o fim-de-semana. As previsões apontam para ventos com rajadas que podem chegar aos 75 quilómetros por hora no litoral a sul do cabo Mondego e aos 90 quilómetros por hora nas terras altas. Pedia-se, por isso, especial atenção com o piso escorregadio e com os “acidentes na orla costeira”.

O aviso à população foi feito após o contacto realizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um agravamento das condições meteorológicas para sábado, nas regiões do sul, estendendo-se à região centro, no domingo.

Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do sul a partir do final da madrugada e nas regiões do centro a partir do início da tarde até ao final do dia, em especial no Algarve e Baixo Alentejo, explica a Lusa. No domingo, os períodos de chuva vão ser, por vezes, forte e acompanhados de trovoada, nas regiões do sul e do centro, em especial no Algarve onde se prevê mais intensa e se prolonga até ao início da manhã de segunda-feira.

Sugerir correcção
Comentar