Protecção Civil antecipa pagamento de despesas aos bombeiros

Medida visa “não agravar as dificuldades financeiras" dos bombeiros, diz a ANPC Foto: Nelson Garrido

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) vai antecipar o pagamento dos subsídios de combustível e das despesas extraordinárias feitas pelas corporações de bombeiros no combate aos incêndios florestais durante o Verão. Estas despesas são pagas habitualmente na segunda quinzena de Dezembro.

O pagamento das despesas feitas com reparações de veículos, danos em equipamentos e alimentação dos bombeiros vai ser feito a 15 de Outubro, adianta a ANPC em comunicado divulgado na sua página da Internet. No documento não é revelado o montante em causa.

A 23 de Setembro, a ANPC pagou os subsídios de combustível referentes a Julho e Agosto, no valor de 642.385 euros. Nos próximos dias deverá ser pago o valor gasto pelos bombeiros para abastecer as viaturas de combate aos fogos entre 1 e 24 de Setembro, no total de 645.000 euros. Contas feitas, o montante reembolsado por gastos com combustível é de quase 1,3 milhões de euros.

No comunicado, a ANPC explica que a decisão foi tomada para “não agravar as dificuldades financeiras das entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros face aos encargos adicionais suportados”. Isto porque, refere, “a gravidade e dimensão” dos incêndios florestais registados durante o Verão “obrigaram à mobilização de meios humanos e materiais excepcionais”.

Noutra nota de imprensa divulgada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), que tutela a ANPC, lê-se que a antecipação visa “agilizar procedimentos por forma a garantir a manutenção da capacidade operacional dos bombeiros e impedir que as respectivas associações suportem sobrecustos que o MAI quer, assim, evitar”.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues